domingo, 2 de setembro de 2007

União de Leiria vs. FC Porto, 0-3



Vitória fácil com esforço q.b.


Devido ao jogo do Sporting, e devido à minha ida ao estádio, não pude acompanhar o jogo do FC Porto como queria. No entanto, do que vi e do que li, pareceu-me que o FC Porto não teve que se empenhar muito para levar de vencida a União de Leiria. A União de Leiria poderá queixar-se da falta de tempo de descanso, mas isso não é suficiente: estamos a falar de futebol profissional! E se eles querem ir longe na UEFA Cup, vão ter de se habituar a dois jogos por semana, e não ao adiamento de jogos. É claro que o FC Porto também podia ter facilitado a vida aos leirienses, insistindo também eles no adiamento do jogo, já que, afinal de contas, vamos ter agora uma interrupção.
Depois de uma primeira-parte pouco rápida e com ligeira superioridade do FC Porto, a União de Leiria foi-se abaixo na segunda-parte, talvez por cansaço, e o FC Porto conseguiu impor o seu futebol e carimbar um triunfo fácil, tal como o resultado o demonstra. A ajudar a isso esteve também a lesão do jogador mais perigoso da União durante o tempo que esteve em campo, o camaronês N'Gal, que era o único que ainda conseguia criar algum perigo junto à área portista, muito por culpa do golo que marcou durante a semana em Israel, e que lhe deu bastante confiança. O mais difícil para o FC Porto foi mesmo marcar o 1º golo, situação essa que apenas aconteceu aos 37 minutos, se bem que logo aos 3 já tivesse também acontecido, não fosse o árbitro invalidar esse golo limpo. E foi curiosamente depois desse golo anulado que a União de Leiria criou os seus lances de perigo, como aos 9 um remate de Éder após um canto, uma jogada aos 22 minutos em que N'Gal passou em velocidade por Bruno Alves para depois rematar fácil para Nuno defender, e, por último, aos 27 minutos, em que N'Gal faz um cruzamento desviado por um defesa portista e Sougou cabeceia para Nuno defender pelo sim pelo não para canto. Depois disso, perigo leiriense=0.
Assim, de um modo geral, o FC Porto jogou melhor, criou lances de perigo em maior número e com maior perigo, e, desse modo, foi um justo vencedor.

União de Leiria
Equipa titular
1-Fernando
5-Éder
23-Bruno Miguel
55-Éder Gaúcho
25-Laranjeiro (cap.)
3-Lukasiewicz
15-Faria
66-Tiago
7-N'Gal
18-Sougou
9-Paulo César

Suplentes
33-Rafael
20-Marco Soares
21-Toñito
11-Cadú
14-Alhandra
30-João Paulo
32-Jessui

Substituições
48'-Entrou Cadú, saiu N'Gal
52'-Entrou João Paulo, saiu Lukasiewicz
81'-Entrou Toñito, saiu Faria

FC Porto
Equipa titular
33-Nuno
12-Bosingwa
14-João Paulo
2-Bruno Alves
13-Fucile
6-Paulo Assunção
16-Raúl Meireles
8-Lucho González (cap.)
7-Quaresma
17-Tarik
9-Lisandro

Suplentes
24-Ventura
4-Stepanov
5-Marek Cech
25-Kazmierczak
20-Leandro Lima
11-Mariano
29-Edgar

Substituições
65'-Entrou Mariano, saiu Tarik
68'-Entrou Leandro Lima, saiu Paulo Assunção
74'-Entrou Edgar, saiu Lisandro

Disciplina
32'-Tarik (A)
67'-Faria (A)
76'-Éder Gaúcho (A)
87'-João Paulo (A)
90+3'-Quaresma (A)

Golos
0-1, Tarik (37')
0-2, Lisandro (48')
0-3, João Paulo (65')

Destaques
União de Leiria
Faria: Enquanto teve pernas, defendeu a sua baliza, arriscou algumas vezes no ataque, apoiou a defesa e ainda ajudou Laranjeiro na difícil tarefa de parar Quaresma. Depois rebentou...
Tiago: Foi um dos que mais se esforçou para que o resultado se mantivesse o mais curto possível para os dragões, e foi ainda um jogador importantíssimo na transição defesa-ataque.
N'Gal: Até de se lesionar, foi o mais perigoso da turma da cidade do Lis, motivado pelo golo apontado em Israel. Aos 22' minutos, depois de passar facilmente por Bruno Alves, optou mal pelo remate (fraco) para defesa de Nuno, quando tinha Paulo César em posição previligeada na área; e aos 27' fez um bom cruzamento para defesa pelo seguro de Nuno para canto, a remate de Sougou.

FC Porto
João Paulo: Poucas ou nenhumas foram as bolas que perdeu; passe mal feitos foram poucos; e...marcou um golo, sem festejar, o que é de louvar, já que se tratava da sua ex-equipa.
Raúl Meireles: Foi o elo de ligação entre a defesa e Paulo Assunção, e o ataque e Lucho Gonzaléz. Teve ainda tempo para tentar o remate pelo menos 3 vezes, com relativo perigo (aos 51' minutos, isolado por Lucho, quase marcava (e Fernando quase complicava); mais dois remates aos 53 e 90 minutos).
Tarik: Não fez uma brilhante partida e, segundo o que apurei, não fez nem um cruzamento, o que, tendo em conta que ele é um extremo, revela que foi bem substituído aos 65 minutos. Porém, merece destaque pelo facto de ter marcado (com tempo e espaço, já que os defesas pouco o pressionaram nessa jogada, e estamos a falar de dois jogadores, mais o guarda-redes contra Tarik, numa zona com pouco ângulo), e pelo facto de se ir afirmando senão como um titular, como uma boa alternativa a Lisandro quando Adriano regressar.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: João Vilas Boas
Árbitros assistentes: Alfredo Braga, José Oliveira
4º Árbitro: João Paulo Silva

Esteve mal o árbitro, e estiveram mal os outros 3 árbitros. Anulou mal um golo ao FC Porto aos 3 minutos de jogo, pois Bruno Alves não estava fora-de-jogo; validou mal um golo aos 48 minutos, já que Bruno Alves cruza já a bola fora das linhas. Ajuizou bem aos 32 minutos, já que Raúl Meireles aproveitou o contacto do jogador leiriense para tentar arrancar um penalty. Sendo assim, só faltava o 4º árbitro ter também estado mal, e esteve: aos 90+2 minutos, Quaresma faz uma das suas "fintas", na qual tem um movimento curioso em direcção à canela de Tiago...ali nas barbas do 4º árbitro, que não viu nada, se calhar porque estava já a olhar para as horas e a ver quanto tempo é que lhe faltava para chegar a casa, ou então foi passear até um dos bancos de suplentes. Afinal, só os quartos-árbitros nascidos na Argentina é que têm papel activo nos jogos, já que só estes vêm cabeçadas e afins...

Sem comentários: