sábado, 8 de setembro de 2007

República da Irlanda vs. Portugal, 0-2


Início feliz e prometedor

A selecção portuguesa de sub-21 estreou-se na fase de qualificação para o Euro 2009 na Suécia da melhor forma, ao derrotar a República da Irlanda por duas bolas sem resposta, em terras irlandesas. O golo madrugador por parte de Paulo Machado (de cabeça!) veio facilitar um jogo em que se esperava que Portugal confirma-se o estatuto de favorito. O nosso selecionador falou numa República da Irlanda forte nos primeiros instantes do jogo, mas isso viu-se do outro lado. Isto porque, depois de no resto da primeira-parte Portugal ter dominado o jogo a seu belo prazer, voltou a entrar a matar na segunda parte com um belo golo de Miguel Veloso, depois de uma excelente jogada de João Moreira pelo flanco direito, que meteu para Miguel Veloso, que recebeu com o pé esquerdo, fintou um jogador irlandês, e rematou com o pé esquerdo.
Depois, assistimos a mais do mesmo: Portugal a dominar sem grande esforço. E isto passou-se até aos últimos 15 minutos, altura em que, com novas caras, a equipa da casa passou a ser mais perigosa e mais atacante. Mas o nosso treinador tinha uma arma na manga para acalmar os irlandeses: fazer substituições. E conseguiu...


República da Irlanda
Equipa titular
1-Randolph
2-Nolan
4-Keogh
5-O'Dea (cap.)
3-O'Halloran
6-Cregg
7-Gleesson
8-Quinn
10-O'Brien
11-Clarke
9-Rooney

Suplentes
16-Quigley
12-Powell
13-Dennehy
14-Collins
17-McFaul
14-Garvan
18-Sammon

Substituições
Intervalo-Entrou Garvan, saiu Cregg
68'-Entrou Collins, saiu Gleesson
73'-Entrou Sammon, saiu Rooney

Portugal
Equipa titular
1-Ricardo Batista
13-Vasco Fernandes
20-Manuel da Costa
3-Nuno Coelho
5-Antunes
6-Pelé
4-Miguel Veloso
8-Manuel Fernandes (cap.)
7-Vieirinha
10-Paulo Machado
9-João Moreira
Suplentes
12-Rui Patrício
18-Vítor Gomes
15-Gonçalo Brandão
16-João Coimbra
14-Bruno Pereirinha
11-Hélder Barbosa
19-Cícero
Substituições
81'-Entrou Hélder Barbosa, saiu Paulo Machado
85'-Entrou João Coimbra, saiu Miguel Veloso
89'-Entrou Cícero, saiu João Moreira

Disciplina
9'-Clarke (A)
62'-Vasco Fernandes (A)
83'-Keogh (A)
83'-Manuel da Costa (A)
90+2'-João Coimbra (A)

Golos
0-1, Paulo Machado (4')
0-2, Miguel Veloso (54')

Destaques
Portugal
Pelé: Depois de uma boa campanha ao serviço da selecção sb-20 no mundial do Canadá, e depois da motivante tranferência para o (bi-)campeão italiano (Internazionale), Pelé confirmou na selecção sub-21 todos os seus atributos. Actuando um pouco mais recuado do que Miguel Veloso, Pelé destacou-se principalmente a nível defensivo, cortando quase tudo, e estando em praticamente todo o lado.
Miguel Veloso: É um defesa/médio claramente ofensivo, e vê-se que joga melhor (e até marca) quando não tem tantas obrigações defensivas. Tivesse o Sporting um médio-defensivo de qualidade suficiente para ser titular, e Miguel Veloso jogava como jogou hoje, mais solto, já que tinha Pelé um pouco mais atrás de si (no Sporting seria a médio-interior esquerdo, posição que já fez no Olivais e Moscavide). A juntar ao golo, mais alguns remates perigosos de longe e várias aberturas, tal como já nos habituou.
João Moreira: Foi decisivo, já que aos 4 minutos foi dele o cruzamento para o golo de Paulo Machado, e aos 54 minutos fez uma boa jogada pela ala direita do ataque de Portugal, tendo depois passado para Miguel Veloso, que fintou um adversário e chutou para o segundo golo. Além de ter estado presente nos dois golos da equipa, João Moreira mostou muita força e muita raça, nunca virando a cara à luta.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Manuel Grafe (Alemanha)
Árbitros assistentes: Detlef Scheppe (Alemanha), Frank Willenborg (Alemanha)
4º Árbitro: Peter Gagelmann (Alemanha)

Não há muito a dizer, já que o árbitro esteve bem durante todo o jogo. Apesar de ter sido um jogo fácil para o árbitro (sem lances de decisão difícil, sem ser o lance da simulação de penalty por parte de Clarke aos 9 minutos), quem dera aos árbitros portugueses ter uma exibição destas...

1 comentário:

Catarina disse...

Concordo plenamente com a vossa avaliação! :) E digo o mesmo, que grande blog!
Obrigada pelo comentário e continuem com o bom trabalho!

( http://miguelveloso24.blogs.sapo.pt )