sábado, 8 de setembro de 2007

Portugal vs. Polónia, 2-2


Empate tardio e injusto


Depois de termos perdido aquando da nossa deslocação à Polónia, desta vez, em casa, conseguimos melhor, ao empatarmos a duas bolas com a primeira classificada do nosso grupo de qualificação. Esta é, claro está, uma visão positiva do jogo que a nossa selecção disputou frente à Polónia. Se formos a ver o que se passou dentro do campo, a nossa selecção até dominou o jogo, teve maior posse de bola, mais remates, mas quase nunca foi com grande perigo, e aí temos que tirar o chapéu à Polónia e ao seu experiente seleccionador, Leo Beenhakker.
Quanto à Polónia, apostou no chamado futebol cínico, isto é, ter como principal objectivo defender e não sofrer golos, para depois, quando possível, apostar em contra-ataques rápidos. E foi através desse tipo de jogadas que a selecção polaca nos marcou os dois golos, e criou ainda uma oportunidade muito perigosa aos 33 minutos, quando Fernando Meira e Bruno Alves ficam a olhar um para o outro e deixam Smolarek sozinho, apenas com Ricardo à sua frente, e, para nossa felicidade, chutou um tudo nada ao lado.
Quanto aos golos polacos, no primeiro, há um primeiro bom remate de Błaszczykowski, ao qual Ricardo faz uma boa defesa, mas não tem apoio da defensiva portuguesa (neste caso, o jogador que estava mais perto (e que ocupa aquela posição) e que demorou muito a reagir foi Bruno Alves). No segundo, há manifesto azar, já que há um remate de Krzynówek que encontra a oposição do poste direito da baliza defendida por Ricardo, e, depois, encontra...as costas de Ricardo e entra. Culpas para a defesa de Portugal, que deixou o capitão polaco chutar sem qualquer oposição, em especial para Bruno Alves, já que, depois do remate ter sido feito, a bola passou à sua frente e ele nem se esticou para tentar desviar a bola da baliza; ao contrário de, por exemplo, Caneira que, numa outra jogada perigosa para os lados polacos, por volta dos 11 minutos, na qual aparece um jogador polaco sozinho à entrada da área, fez um último esforço para assim puder fazer oposição ao remate de Krzynówek.
Faltavam apenas 3 minutos (sem contar com as compensações) para Portugal garantir 3 preciosos pontos...

Para finalizar, apenas uma nota: quando o Ricardo estava no Sporting os jornalistas bem o tentaram enterrar (e, com a ajuda de Peseiro, até conseguiram, quando ele chegou a suplente do Sporting, por pressão exterior); agora ele está no Real Betis como nós sabemos e, mesmo assim, ainda o tentam enterrar. Então não é que há um jornal desportivo que atribui o segundo golo da Polónia a Ricardo? Noutro jornal, dizem que Ricardo tinha obrigação de defender aquela bola; só faço uma pergunta a esse jornalista: alguma vez jogou futebol? E era a guarda-redes? Se sim, devia saber que uma bola daquelas, rematada à entrada da área com tanta força e tão colocada, é muito difícil de se defender. Se Ricardo não se tem lançado, e se a bola tem entrado, aí também refilavam. Como se não bastasse, no primeiro golo dizem que Ricardo defendeu para a frente. Será que eles sabem o que é frente e lado? É muito simples: se considerarmos a baliza como Norte, Ricardo defendeu para Sudeste, ou seja, não foi para a frente. Deixem-se disso, e defendam os nossos!

Portugal
Equipa titular
1-Ricardo
31-Bosingwa
5-Fernando Meira
30-Bruno Alves
3-Caneira
8-Petit
18-Maniche
20-Deco
11-Simão
17-Cristiano Ronaldo (sub-cap.)
21-Nuno Gomes (cap.)

Suplentes
12-Quim
13-Miguel
4-Jorge Andrade
28-João Moutinho
19-Tiago
27-Quaresma
32-Nani

Substituições
12'-Entrou Miguel, saiu Caneira
68'-Entrou Quaresma, saiu Nuno Gomes (passando Cristiano Ronaldo a capitão)
80'-Entrou João Moutinho, saiu Simão

Polónia
Equipa titular
1-Boruc
13-Wasilewski
14-Żewłakow
2-Jop
3-Bronowicki
5-Dudka
18-Lewandowski
8-Krzynówek (cap.)
16-Błaszczykowski
7-Smolarek
9-Żurawski

Suplentes
12-Kuszczak
17-Głowacki
4-Golański
6-Sobolewski
15-Łobodziński
10-Saganowski
11-Matusiak

Substituições
55'-Entrou Golański, saiu Bronowicki
55'-Entrou Matusiak, saiu Żurawski
73'-Entrou Łobodziński, saiu Smolarek

Disciplina
20'-Boruc (A)
29'-Wasilewski (A)
38'-Bronowicki (A)

Golos
0-1, Lewandowski (43')
1-1, Maniche (49')
2-1, Cristiano Ronaldo (73')
2-2, Krzynówek (87')

Destaques
Portugal
Maniche: No seu regresso à selecção AA, Maniche fez um golo. E ao golo juntou vários passes de ruptura, várias intercepções, várias recuperações de bola, funcionando como o elemento de ligação entre os jogadores mais defensivos e os mais ofensivos.
Cristiano Ronaldo: Enquanto jogo a extremo, fez vários dribles, cruzamentos e diagonais, rematou com violência aos 27 minutos, tendo a bola embatido com muita força na trave; e quando se mudou para a posição de avançado, jogou igualmente bem, tendo sido inclusivamente nessa posição que marcou o segundo golo de Portugal. Li e ouvi que não esteve muito bem: primeiro ponto-esteve nas principais jogadas de perigo de Portugal; segundo ponto-quarta-feira tem um novo jogo.
Quaresma: Veio dar outro ânimo à ala portuguesa, e apesar de só ter jogado cerca de 20 minutos, conseguiu fazer dois cruzamentos perigosos para a área polaca, tendo o primeiro resultado num golo, e o segundo num cabeceamento por cima de Cristiano Ronaldo.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Roberto Rosetti (Itália)
Árbitros assistentes: Alessandro Griselli (Itália), Paolo Calcagno (Itália)
4º árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Uma exibição tranquila, tal como aconteceu no jogo dos sub-21. Ao contrário dos árbitros portugueses, os outros árbitros não querem ser protagonistas dos jogos. Só falhou talvez num aspecto (e ainda bem para nós): o disciplinar, já que alguns jogadores portugueses arriscaram em demasia (Petit, por exemplo).

Sem comentários: