terça-feira, 18 de setembro de 2007

FC Porto vs. Liverpool, 1-1


Por pouco...

Penso que é esta a expressão que muitos adeptos de futebol dirão ao lembrarem-se deste jogo. É que o FC Porto esteve muito perto de conseguir ganhar logo na estreia da UEFA Champions League. O ínicio de jogo do FC Porto foi muito forte, e antes do golo já podia estar 1-0, não fosse Lisandro falhar, talvez devido a algum nervosismo. Depois do golo, o FC Porto relaxou em demasia e sofreu o golo do empate muito rapidamente; este golo, à semelhança do golo do FC Porto (penalty), foi apontado na sequência de uma bola parada, mas desta feita tratou-se de um livre cobrado para o interior da área, tendo havido um primeiro desvio de Hyypia, seguido ao qual houve o cabeceamento de Kuyt. Após isto, vimos um jogo equilibrado, com jogadas nas áreas das duas equipas.

E depois surgiu o jackpot para o FC Porto: Jermaine Pennant foi expulso quando faltava mais de meia hora de jogo. O problema foi que o FC Porto não soube aproveitar essa superioridade e, apesar de ter dominado, não reflectiu esse domínio em golos, isto é, foi um domínio inconsequente. Não nos podemos esquecer que o FC Porto jogou contra o vice-campeão em título da UEFA Champions League, e contra uma das equipas que mais e melhor se reforçou. Contudo, ficou a clara imagem de que, se o FC Porto tem arriscado um pouco mais, tinha ganho o jogo.

Quanto ao outro jogo deste grupo, o Besiktas foi ao Vèlodrome ao Olympique de Marseille e saiu de lá com uma derrota por 2-0, devido aos golos de Rodriguez (76') e de Djibril Cissé (90+1').

FC Porto
Equipa titular
33-Nuno
12-Bosingwa
2-Bruno Alves
14-João Paulo
13-Fucile
6-Paulo Assunção
16-Raúl Meireles
8-Lucho González (cap.)
17-Tarik
7-Quaresma
9-Lisandro

Suplentes
24-Ventura
4-Stepanov
5-Marek Cech
18-Bolatti
25-Kazmierczak
11-Mariano González
19-Farías

Substituições
63'-Entrou Mariano González, saiu Raúl Meireles
63'-Entrou Farías, saiu Tarik

Liverpool
Equipa titular
25-Reina
3-Finnan
23-Carragher
4-Hyypia
17-Arbeloa
16-Pennant
20-Mascherano
8-Gerrard (cap.)
19-Babel
18-Kuyt
9-Fernando Torres

Suplentes
30-Itandje
12-Fábio Aurélio
5-Agger
21-Lucas Leiva
11-Benayoun
10-Voronin
15-Crouch

Substituições
75'-Entrou Voronin, saiu Fernando Torres
84'-Entrou Fábio Aurélio, saiu Babel

Disciplina
9'-Bosingwa (A)
25'-Pennant (1ºA)
72'-Pennant (2ºA->V)
74'-Kuyt (A)
90'-Mascherano (A)

Golos
1-0, Lucho González (8')
1-1, Kuyt (16')

Destaques
FC Porto
Paulo Assunção: Muita da falta de oportunidades do lado da equipa inglesa deveu-se a este jogador, que foi intratável e incansável, recuperando muitas bolas.

Lisandro: Não marcou, mas criou muitas dificuldades à defensiva contrária. Além de ter corrido muito, ainda o pudemos ver algumas vezes a recuperar bolas no meio-campo. Aquela oportunidade logo a abrir foi a sua principal oportunidade de golo, e não entrou por pouco (destaque para a defesa de Reina).

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Lubos Michel (Eslováquia)
Árbitros assistentes: Rman Slysko (Eslováquia) e Roman Csabay (Eslováquia)
4º Árbitro: Vladimir Vnuk (Eslováquia)

Boa exibição de um dos mais conhecidos e conceituados árbitros de futebol do "velho continente". Esteve bem no penalty a favorecer o FC Porto, tendo estado apenas menos bem no lance da expulsão de Pennant, já que Fucile é sem dúvida um bom actor e, como tal, ludibriou a equipa de arbitragem com a sua simulação; já tinha alertado para este comportamento de Fucileem jogos anteriores do FC Porto, como no jogo com o Sporting.

Sem comentários: