terça-feira, 11 de setembro de 2007

Portugal vs. Montenegro, 4-0


Goleada à mais nova selecção do mundo

E Portugal já é líder, em empate pontual com a Inglaterra, mas em vantagem devido à diferença de golos. Depois da vitória na Irlanda, Portugal voltou a defrontar uma equipa que defende com todos os dentes, e que depois de conquistar a bola surge com perigo nas imediações da área adversária através de contra-ataques rápidos. Mas como a forma de jogar dos montenegrinos não era a única parecença com o jogo da última sexta-feira, Portugal conseguiu marcar relativamente cedo na primeira-parte e entrou a matar na segunda-parte, marcando logo nos primeiros minutos (58 minutos, ou seja, 13 minutos da segunda-parte).
De um modo geral, antes do primeiro golo de Portugal, todos os jogadores de Montenegro apareciam quase sempre atrás do seu meio-campo, à excepção do avançado e capitão Jovetić, e, pontualmente, os dois alas/médios interiores (Vujović e Stjepanović). Assim, depois do primeiro golo e até ao intervalo, devido ao avanço da equipa montenegrina, o jogo passou a ser mais equilibrado, tendo a selecção visitante conseguido causar alguns problemas defensiva lusa. Na segunda-parte, já tiveram oportunidades em menor quantidade e em menor perigo, principalmente porque, depois do segundo golo, a selecção montenegrina apercebeu-se que já pouco podia fazer e, assim, tentou evitar uma derrota mais pesada. Destaque para a ausência de um jogador importante na estrutura da selecção sub-21 de Montenegro, e titular no jogo contra a Inglaterra: Simon Vukčević, jogador do Sporting.
Quanto a Portugal, esteve sempre em cima e dominou praticamente todo o jogo. Marcou quatro, mas pelo domínio que exerceu na segunda-parte podia ter marcado muitos mais. Quanto à primeira-parte, Portugal apenas pecou num aspecto: não conseguiu penetrar na densa defesa montenegrina. E isto passou-se até que aos 17 minutos João Moreira pegou na bola, passou por um defesa um pouco em habilidade, mas mais em força, e inaugurou o marcador. A seguir a isso, apenas teve um ligeiro incómodo da selecção adversária até ao intervalo, já que a segunda-parte foi bastante tranquila.
E vai-se confirmando: esta selecção de Rui Caçador e a de José Couceiro...

Portugal
Equipa titular
1-Ricardo Baptista
13-Vasco Fernandes
20-Manuel da Costa
3-Nuno Coelho
5-Antunes
6-Pelé
4-Miguel Veloso
8-Manuel Fernandes (cap.)
7-Vieirinha
10-Paulo Machado
9-João Moreira

Suplentes
12-Rui Patrício
18-Vítor Gomes
15-Gonçalo Brandão
16-João Coimbra
14-Bruno Pereirinha
17-Targino
19-Cícero

Substituições
51'- Entrou Targino, saiu Paulo Machado
73'-Entrou Cícero, saiu João Moreira
79'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Vierinha

Montenegro
Equipa titular
1-Janjušević
2-Božović
19-Kaludjerović
5-Rajović
3-Igumanović
17-Zverotić
22-Tiodorović
20-Fatić
18-Vujović
11-Stjepanović
8-Jovetić (cap.)

Suplentes
12-Radanović
14-Adrović
21-Đurišić
10-Ćetković
15-Bojović
16-Jovanović
9-Milić

Substituições
65-Entrou Milić, saiu Tiodorović
68-Entrou Đurišić, saiu Stjepanović
68-Entrou Jovanović, saiu Vujović

Disciplina
11'-Vujović (A)
28'-Pelé (A)
35'-Rajović (A)
44'-Zverotić (A)
87'-Božović (A)

Golos
1-0, João Moreira (17')
2-0, Nuno Coelho (58')
3-0, Manuel Fernandes (66')
4-0, Manuel Fernandes (88')

Destaques
Portugal
Manuel Fernandes: Marcou dois e, apesar do segundo ter sido marcado com alguma sorte, mereceu totalmente essa sorte pelo que fez durante todo o jogo: ia marcando outro aos 48 minutos, a passe de Vieirinha; rematou muitas vezes; assumiu a liderança do jogo português muitas vezes; fez vários passes de ruptura (como aos 88 minutos a desmarcar Targino); cruzou com perigo (44 minutos, para Manuel da Costa). Como tal, foi o homem do jogo.
Vieirinha: Não marcou, mas merecia, dada a quantidade de vezes que esteve bem na ala a fintar os "ić's" que lhe apareciam à frente. Aos 7' e aos 16' meteu com perigo para João Moreira; 32' foi altura para um remate forte e perigoso para defesa do guarda-redes; aos 48' assistiu Manuel Fernandes, que rematou ao lado; e aos 66' fez o cruzamento para o golo de Manuel Fernandes.
João Moreira: Enquanto esteve em campo, e principalmente na primeira-parte, foi um dos elementos que mais pressionou os defesas montenegrinos, funcionando como o primeiro defesa da nossa selecção. Além disso, marcou um golo pela segunda vez consecutiva, e teve ainda outras oportunidades (como aos 7 e aos 16 minutos).

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Jan Jilek (República Checa)
Árbitros assistentes: Miroslav Zlamal (República Checa), Josef Kosec (República Checa)
4º Árbitro: Radec Prihoda (República Checa)

Mais uma boa exibição de um árbitro estrangeiro. Esteve bem no capítulo disciplinar, e conseguiu controlar um jogo que não foi difícil de dirigir, também porque assim o permitiu.

1 comentário:

Anónimo disse...

isto sim, agora sem couceiro, é que se joga melhor, aqule gajo no vale nada.. agora já é outra coisa!
Abraço