quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Portugal vs. Sérvia, 1-1


Scolari...resolve

O problema é que não resolve da mesma forma que o seu compatriota e jogador do Sporting. Golo da Sérvia em fora-de-jogo, árbitro apitou antes do tempo..O que é certo é que o jogo da nossa selecção não foi nada bom! O golo que marcámos cedo de bola parada (Simão) caiu-nos do céu, e, após o golo limitámo-nos a recuar e a defender. Ainda tivemos uma bola ao poste por Nuno Gomes, e uma ou outra jogada, mas nada de realce. Entretanto, a selecção sérvia foi aparecendo e criando perigo, de modo que o golo tardio, se bem que em fora-de-jogo, já se adivinhava, pois, minutos antes, Žigić ia marcando...
Do jogo não há muito mais a dizer. Passemos então à principal figura do jogo: o nosso treinador (não de bancada), que, durante o jogo, quando foi filmado, revelou tiques de nervosismo.


Não vou dizer que se antevia o que se passou porque não tenho por hábito prevêr o futuro (infelizmente) nem vou fazer a figura de algumas pessoas que dizem que tal coisa já se adivinhava depois de esta se ter concretizado. O que eu digo, é que eu vi nervosismo em Scolari, e já o tinha visto no jogo com a Polónia, principalmente no final do jogo. Também é certo que nunca esperava isto vindo de um treinador de futebol, mas às vezes surpreendemo-nos. Ele lá deve ter as suas razões, mas o que é facto é que ele não devia ter feito aquilo, e também não devia, no final do jogo, negar o óbvio e o que foi visto e revisto por todos.
Mais uma questão: se a desculpa para a má exibição e para o recuo no terreno é o objectivo de defender o resultado, então porque é que Scolari, em vez de Quaresma, não colocou Jorge Andrade ou Miguel? Ou será que as substituições já estavam pré-programadas?

Portugal
Equipa titular
1-Ricardo
31-Bosingwa
5-Fernando Meira
30-Bruno Alves
8-Petit
18-Maniche
20-Deco
11-Simão
17-Cristiano Ronaldo (sub-cap.)
21-Nuno Gomes (cap.)

Suplentes
12-Quim
13-Miguel
4-Jorge Andrade
26-Raúl Meireles
28-João Moutinho
27-Quaresma
26-Hugo Almeida

Substituições
65'-Entrou Quaresma, saiu Nuno Gomes (passando Cristiano Ronaldo a capitão)
76'-Entrou João Moutinho, saiu Deco
83'-Entrou Raúl Meireles, saiu Maniche

Sérvia
Equipa titular
1-Stojković
2-Rukavina
5-Vidić
6-Ivanović
3-Dragutinović
16-Kovačević
21-Zoran Tošić
17-Krasić
22-Kuzmanović
10-Stanković (cap.)
14-Jovanović

Suplentes
12-Avramov
11-Duško Tošić
15-Stepanov
4-Duljaj
8-Lazović
9-Pantelić
19-Žigić

Substituições
62'- Entrou Pantelić, saiu Zoran Tošić
62'-Entrou Žigić, saiu Krasić
70'-Entrou Duljaj, saiu Kuzmanović

Disciplina
36'-Stojković (A)
51'-Dragutinović (A)
59'- Vidić (A)
85'-Petit (A)
Após o final do jogo-Dragutinović (V)

Golos
1-0, Simão (10')
1-1, Ivanović (86')

Destaques
Portugal
Destacar quem? Simão pelo golo? Nuno Gomes pelo remate ao poste? O que é certo, é que o jogo foi tão mau, que nenhum jogador merece destaque.
A não ser o Sargentão...


Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Markus Merk (Alemanha)
Árbitros assistentes:Detlef Scheppe (Alemanha), Peter Henes (Alemanha)
4º Árbitro: Thorsten Kinhöfer (Alemanha)

O golo da Sérvia foi conseguido em posição de fora-de-jogo; deu dois minutos de compensação na segunda-parte, e, apesar da assistência a Vidić, apenas foram cumpridos cerca de 1 minuto e 40 segundos (a meu ver, de modo a evitar expulsões, já que Portugal entendeu que não devia devolver a bola e, nestes últimos segundos de jogo, houve tentativas de entradas duras sobre os jogadores portugueses por parte dos jogadores sérvios de modo a protestar pela não devolução da bola). De resto, esteve bem no capítulo disciplinar, e decidiu praticamente todos os lances bem, com a excepção de alguns, claro.

3 comentários:

FRANCO disse...

Não devia, mas passou-se...
hoje já se redimiu,pediu desculpas
enfim...tentou manter o tacho!!
Como irá o sr. Mandali descalçar esta bota?

A.Torres disse...

Amigo RRR. É verdade que a atitude é reprovável, sobretudo, para o comandante da "Nau Lusitana", contudo, não podemos ser facciosos como os "tripeiros" e alguns anti-Scolari que aproveitaram este erro monumental para desancar o homem. Gostei da categoria revelada por Paulo Bento na análise da situação, assim como da atitude de Manuel José que disse:"...não me atrevo a dizer desta água não beberei". Ao contrário os nossos comentadores, especialmente, um estérico que estava em Alvalade, que sem termos ainda visto pela TV, berrou:"...eu vi Scolari agredir um jogador sérvio".Naquele momento senti-me envergonhado com as primeiras imagens e, ao mesmo tempo traído, visto que não esperava aquela atitude do nosso seleccionador. Falei ao telefone com um grande amigo e, posso constatar que ambos estávamos profundamente desiludidos quer com o treinador quer com a nossa selecção. Hoje, a frio e a uma certa distância daquela noite, tento perceber o que aconteceu e, sem tentar defender o indefensável, retiro o seguinte:
1º- Deco em baixa de forma;
2º- Nuno Gomes è um tótó que falha golos de baliza aberta;
3º- Não vi(infelizmente)o C.Ronaldo;
4º- O R. Carvalho e o Caneira fazem muita falta a esta selecção;
5º- O R. Quaresma não tem feitio, nem merece o castigo de ser suplente(mas só podem jogar onze de cada vez);
6º- Ao contrário daquilo que pensam os "lampiões" o Figo não está velho(dentro do campo ou no B.I.), era a referência da selecção, e o seu verdadeiro líder;
7º- O M. "Merckulas" é um mau árbitro e não nos grama(já o demonstrou e agora, para se limpar dos erros que cometeu - expulsão perdoada ao sérvio que esteve na confusão e golo irregular validado, entre outras coisas ...final do C. da Europa???);
8º- Scolari(vê-se nas imagens), primeiro, levou uma palmada e reagiu como provavelmente a maioria dos comuns mortais, sobretudo, se formos de clubes ou países/selecções que estão sempre a ser enganados(lembram-se do M. Batta, da selecção francesa, do golo da mão do P. Ferreira...);
9º- As opções dos técnicos são sempre discutíveis, sobretudo, as que não dão bons resultados;
10º- Depois de tudo aquilo que o A. Oliveira fez à nossa selecção e ao Ricardo, que remédio tenho se não desculpar Scolari( tem o mérito de criar o "positivismo" em torno da selecção e ganhou a empatia, amizade e respeito dos jogadores - atrevo-me a dizer que:"Scolari dá na cara pelos seus jogadores"- viva Portugal(construtivo) e saudações Leoninas.

Unknown disse...

Olá Rui,
O Scolari, como todos mais tarde ou mais cedo, fez asneira da grossa. As desculpas, que deviam ter surgido logo após o jogo, vieram tarde e meio atamancadas.
Enfim, foi uma noite triste para Portugal.
Esperemos que estes dois desaires, surgidos nos últimos minutos, não comprometam a nossa presença no Europeu.
Um abraço
João Coelho