domingo, 16 de setembro de 2007

Estrela da Amadora vs. Sporting, 0-2

Jogo resolvido rapidamente

O Sporting entrou na Reboleira com uma estratégia bem definida: resolver o jogo nos primeiros instantes, para depois controlar o jogo, aguardar o fim do jogo e esperar o jogo com o Manchester United. E a estratégia delineada por Paulo Bento foi bem cumprida pelos jogadores, já que logo nos primeiros minutos houve oportunidades de golo do Sporting, uma delas até chegou a entrar, se bem que um fora-de-jogo tenha anulado essa jogada. Do lado do Estrela da Amadora, também pouco se viu, dada a inoperância ofensiva da equipa da Reboleira; mas não nos podemos esquecer que também o Sporting não os deixou jogar, muito por culpa do bom jogo de Miguel Veloso e de João Moutinho, bem como da defensiva leonina, que cortou praticamente todas as investidas estrelistas. Resta apenas dizer que o Sporting foi um justo vencedor, já que foi dono e senhor do jogo, marcou dois golos, teve mais oportunidades, e até podia ter marcado mais dois golos, não fosse a equipa de arbitragem...

Estrela da Amadora
Equipa titular
1-Nélson
2-Rui Duarte
34-Wagnão
15-Maurício (cap.)
4-Cardoso
16-Fernando
14-Marco Paulo
30-Tiago Gomes
10-Mateus
5-Ndiaye
9-Anselmo

Suplentes
25-Pedro Alves
20-Hugo Carreira
28-Marcelo Goianira
21-Luís Aguiar
7-Pedro Pereira
13-Nuno Viveiros
79-Moses

Substituições
30'-Entrou Pedro Pereira, saiu Marco Paulo
63'-Entrou Moses, saiu Ndiaye
77'-Entrou Luís Aguiar, saiu Mateus

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
28-João Moutinho (cap.)
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
31-Liedson
9-Purovic

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
5-Paredes
25-Bruno Pereirinha
21-Farnerud
7-Izmailov
20-Yannick Djaló

Substituições
59'-Entrou Farnerud, saiu Romagnoli
73'-Entrou Yannick Djaló, saiu Purovic
87'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Simon Vukcevic

Disciplina
45'-Abel (A)
66'-Maurício (A)
85'-Cardoso (A)

Golos
1-0, Liedson (8')
2-0, Vukcevic (29')

Destaques
Estrela da Amadora

Nélson: Defendeu o máximo que conseguiu, e evitou ao máximo o avolumar do resultado.

Moses: Esteve pouco tempo em jogo, devido à chamada à selecção ganesa. Durante o pouco tempo em que esteve em campo, criou vários desequilíbrios na defensiva leonina, coisa rara até lá.

Sporting

Simon Vukcevic: Estreou-se a marcar e podia ainda ter balançado as redes contrárias mais uma vez, após uma das suas várias investidas pelo seu flanco esquerdo. Depois da boa exibição contra o Belenenses, mostrou mais uma vez que não se limita a ficar pela sua ala, e aposta muito em diagonais para o meio do terreno.

Purovic: Duas boas exibições dos montenegrinos do Sporting. Purovic, sem ter feito um jogo fantástico, revelou-se uma boa solução para a sua posição. Mostrou também uma excelente evolução ao nível do envolvimento com a restante equipa, e chegou mesmo a meter a bola duas vezes no fundo das redes duas vezes, mas essas jogadas foram anuladas por pretenso fora-de-jogo.

Equipa de arbitragem


Árbitro principal: Paulo Pereira
Árbitros assistentes: Sérgio Lacroix e Henrique Parente
4º Árbitro: Vasco Santos

Não um, mas dois penalties por assinalar a favor do Sporting. O primeiro, aos 45 minutos, foi um duplo erro: não marcou falta de Maurício sobre Abel (não recorreu à carga de ombro, limitou-se a afastar o jogador do Sporting, em vez de se preocupar com a bola), e depois ainda foi mostrar um amarelo ao defesa direito do Sporting. No segundo, aos 66 minutos, aí já se pode dar o benefício da dúvida ao árbitro, já que é uma jogada rápida: Maurício (quem poderia ser?) fez uma falta dentro da área, mas o árbitro considerou fora da área e assinalou apenas livre.

Se a isto juntarmos uma entrada perigosa em tesoura (14') de Rui Duarte sobre Vukcevic sem admoestação, e foras-de-jogo mal assinalados (aos 15', a Liedson, que se preparava para criar perigo; aos 52', desta vez a favor do Estrela da Amadora; e aos 90+2', a Yannick Djaló), temos mais uma fraca exibição de um árbitro português na nossa principal liga de futebol.

Para se ter uma liga profissional ao lado de ligas como a PremierShip, La Liga ou o Calcio, além de as nossas equipas terem de melhorar, também as equipas de arbitragem têm de melhorar. Atingiremos isso com a profissionalização dos árbitros? Vamos (tentar) acreditar que sim...

Sem comentários: