quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sporting vs. Manchester United, 0-1

Bulha na Academia

Não, felizmente este jogo não ficou marcado por entradas duras nem expulsões; este jogo ficou marcado, e daí o título, pelo regresso de Cristiano Ronaldo e de Nani, assim como de Carlos Queiroz, a uma casa que já frequentaram e representaram.

Quanto ao jogo propriamente dito, o Sporting teve uma boa primeira-parte, e pode-se até dizer que dominou a primeira-parte. Porém, pecou num capítulo: a finalização, muito por culpa de Van der Sar, que fez uma espantosa defesa a um remate de Liedson muito colocado, e muito bem defendido, na primeira-parte, e outra, na segunda-parte, a remate de cabeça de Tonel, também colocado e bem defendido. O Manchester United entrou na segunda-parte com outra atitude, de forma mais agressiva e acutilante no aspecto ofensivo, mas sem nuca esquecer as preocupações defensivas, e acabou por marcar por intermédio de Cristiano Ronaldo.

De aplaudir o facto de Cristiano Ronaldo não ter festejado o golo, e saudar ainda mais o facto de a maioria dos adeptos do Sporting presentes no estádio (eu incluído) terem aplaudido o jovem formado nas escolas de Alvalade aquando desse golo (não me lembro de alguma vez ter aplaudido um golo sofrido pela minha equipa, no meu estádio), e aquando da sua substituição, mas nesta última parte houve uma ligeira diferença, já que as pessoas presentes no estádio levantaram-se para aplaudí-lo.

Depois deste golo, o Manchester limitou-se a controlar o jogo, deixando o Sporting ter a bola, mas nunca em zonas muito adiantados do terreno, excepção feita ao cabeceamento de Tonel, e ao remate logo após esse cabeceamento de Yannick Djaló.

Quer isto dizer que o Manchester ganhou, mas se o resultado final tivesse sido um empate, ninguém diria que tinha sido injusto, já que o empate era o resultado que mais se adequava àquilo que se desenrolou no (mau) terreno de jogo. Todavia, o Manchester United foi marcou e acabou por ganhar, enquanto que o Sporting não, apesar de o Sporting ter dado uma boa réplica a uma equipa claramente superior, desde logo em termos financeiros, mas que nesta noite não conseguiu mostrar essa tal superioridade, graças também a uma boa exibição dos jogadores mais recuados do Sporting.

No outro jogo deste grupo, o AS Roma ganhou por duas bolas ao Dynamo Kyiv, com os golos a serem apontados por Perrota (9') e Totti (70').

Sporting
Equipa Titular
34-Stojkovic
78-Abel
4-Polga
13-Tonel
8-Ronny
24-Miguel Veloso
7-Izmailov
28-João Moutinho
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
5-Paredes
25-Bruno Pereirinha
21-Farnerud
10-Simon Vukcevic
9-Purovic

Substituições
56'-Entrou Vukcevic, saiu Izmailov
68'-Entrou Purovic, saiu Romagnoli
74'-Entrou Bruno Pererinha, saiu Ronny

Manchester United
Equipa titular
1-Van der Sar
6-Brown
5-Ferdinand
15-Vidic
3-Evra
16-Carrick
18-Scholes
17-Nani
11-Giggs
7-Cristiano Ronaldo
10-Rooney

Suplentes
29-Kuszczak
19-Piqué
23-Evans
33-Eagles
8-Anderson
9-Saha
32-Tévez

Substituições
72'-Entrou Saha, saiu Rooney
76'-Entrou Anderson, saiu Giggs
87'-Entrou Tévez, saiu Cristiano Ronaldo

Disciplina
16'-Romagnoli (A)
38'-Nani (A)
82'-Van der Sar (A)

Golos
62'-Cristiano Ronaldo

Destaques
Sporting
Polga: Sempre muito calmo e confiante, sempre no sítio certo. Foram muitos os cortes na altura certa que fez no decorrer do jogo. Dunga verá a UEFA Champions League, ou só a Copa Libertadores? Já merece um golo...
Miguel Veloso: Fez um jogo de grande qualidade, mostrando muita força e resistência, apesar de ter caído um pouco na segunda-parte. Enquanto esteve em alta e com forças, esteve em quase todo o lado.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Herbet Fandel (Alemanha)
Árbitros assistentes: Carstan Kadach (Alemanha) e Volker Wezel (Alemanha)
4º Árbitro: Peter Gagelmann (Alemanha)

Apesar de algum proteccionismo ao Manchester United sempre que havia um lance ambíguo, este árbitro alemão teve um jogo sem casos e fácil de arbitrar.

Sem comentários: