segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Espanha vs. Nigéria, 0-0 (após prolongamento); 0-3 grandes penalidades

E a Nigéria é a nova campeã do mundo de sub-17

Tenham eles menos de 17 anos ou não, a verdade é que eles ganharam. De realçar o facto de apenas dois dos jogadores da selecção nigeriana jogarem fora do seu país: um em Portugal, no Sporting (Rabiu Ibrahim), e outro no Benim, no AS Porto Novo (Azeez Balogun). O mais provável é que após este mundial essa situação seja alterada, e aí aparece logo o avançado desta equipa e melhor marcador do torneio, Chrisantus (7 golos). Na final, esta equipa africana enfrentou a selecção espanhola, que se viu privada daquele que é talvez o seu melhor jogador: Bojan Krikić, avançado que já treina com a equipa principal do Barcelona, e que até já marcou com a camisola blaugrana (jogo particular contra o Al Ahly de Manuel José), mas que não jogou na final porque na meia-final marcou um golo aos 116 minutos, e levou o segundo amarelo aos 120+1 minutos! Não tinham o jovem de ascendência sérvia, mas tinham Fran Mérida, médio ofensivo que foi resgatado ao Barcelona pelo Arsenal, tal como aconteceu com Cesc Fabregas.

A grande figura da final foi talvez o guarda-redes nigeriano, Oladele Ajiboye, que defendeu dois dos três penalties falhados pela selecção espanhola, já que um deles foi ao lado. Quer isto dizer que a selecção espanhola falhou todos os seus penalties (Illarramendi, Mérida, Iago), e a selecção nigeriana marcou todos os seus penalties (Edile, Joshua, Oseni).

Como tal, parabéns à equipa nigeriana, em especial ao Rabiu Ibrahim que, se tudo correr bem, em breve estará a jogar nos principais palcos portugueses. Aqui fica a lista dos jogadores campeões pela Nigéria:


1-Laide Okanlawon (Crystal FC)
2-Ganiyu Oseni (Prime)
3-Usman Amodu (Abuja)
4-Azeez Balogun (AS Porto Novo (Benim))
5-Kingsley Udoh (Crystal FC)
6-Daniel Joshua (Niger Tornadoes)
7-King Osanga (Akwa United)
8-Kabiru Akinsola (sem clube)
9-Macauley Chrisantus (Abuja)
10-Rabiu Ibrahim (Sporting)
11-Matthew Edile (Weekend Soccer Academy)
12-Oladele Ajiboye (Prime)
13-Yakubu Alfa (Niger Tornadoes)
14-Lukman Abdulkarim (Moderate Stars Academy)
15-Sheriff Isa (Sultan Atiku Secondary School)
16-Mustapha Ibrahim (Dan Amadu Academy)
17-Uremu Egbeta (NPA Warri)
18-Ademola Rafeal (Westor Academy)
19-Saheed Fabiyi (Sumal FC)
20-Lukman Haruna (Moderate Stars Academy)
21-Uche Okafor (Kaduna United)

Treinador: Tella Yemi (Nigéria)



O melhor jogador do torneio foi o Toni Kroos (Alemanha) jovem médio do Bayern München, que ganhou também a Bola de Bronze (em conjunto com Bojan Krikić), já que marcou cinco golos neste torneio. A Bola de Prata, por sua vez, foi para o ganês Ransford Osei, jogador da equipa ganesa Kessben. Recorde-se que na atribuição do 3º e 4º lugares, a Alemanha ganhou 2-1 ao Gana.

Só para terminar, gostaria de referir uma coisa: no jornal da RTP N, que é o canal de notícias do "nosso" canal público, e no jornal da SIC Notícias não ouvi uma única vez referido o nome de Rabiu Ibrahim, nem o facto de ele jogar no Sporting. Também nos jornais desportivos, aquando da publicação de notícias relativamente ao resultado da final, nem uma referência ao facto de um júnio com idade de juvenil do Sporting ter sido campeão mundial de sub-17.

Sem comentários: