domingo, 2 de setembro de 2007

Sporting vs. Belenenses, 1-0



Vitória justa, mas difícil

Regresso a Alvalade, regresso às vitórias. Depois do clássico na última jornada, desta vez foi dia de derby entre o Sporting e o Belenenses, que foi também como que a reedição da última final da Taça de Portugal. E realmente parecia a reedição desse jogo, já que, apesar da mudança de jogadores, o Sporting foi a única equipa que realmente procurou a vitória, enquanto que o Belenenses se preocupou mais em defender o empate e manter a baliza inviolável, para tentar em contra-ataque marcar um golo. Sem dúvida que o Belenenses é uma das equipas mais fortes defensivamente, e isso já vem da passada, como no jogo do Jamor, em que o Sporting também só marcou nos últimos minutos, e também por Liedson curiosamente.
Depois de uma primeira-parte com ligeiro domínio do Sporting, a segunda-parte veio confirmar o domínio do Sporting, que se acentuou nesta segunda-parte, e ainda mais aquando da expulsão de Costinha. O golo surgiu naturalmente, tal foi a inoperância ofensiva do Belenenses na segunda-parte, onde claramente defendeu o resultado. É claro que a expulsão veio condicionar o jogo, principalmente o do Belenenses, mas tenho ideia que mais tarde ou mais cedo o Sporting acabaria por marcar. Aliás, a seguir aos golo, Yannick Djaló teve o golo nos pés, tendo a bola passado um tudo nada ao lado da baliza de Marco Gonçalves, após passe de Liedson.
Do lado do Belenenses, clara aposta nos remates de longe, após jogadas de contra-ataque, tendo uma delas resultado numa bola ao poste, a remate de Ruben Amorim.
Destaque também para o recurso novamente do Sporting ao plano B, ou seja, um 3-1-4-2, com Abel, Polga e Ronny; João Moutinho; Yannick, Romagnoli, Derlei e Vukcevic; Liedson e Purovic. Quer isto dizer que o Sporting acabou a partida com uma equipa bastante ofensiva, e desta vez, ao contrário do que aconteceu na última jornada, teve resultados práticos.

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
28-João Moutinho (cap.)
7-Izmailov
30-Romagnoli
11-Derlei
31-Liedson

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
25-Pereirinha
21-Farnerud
10-Simon Vukcevic
20-Yannick Djaló
9-Purovic

Substituições
57'-Entrou Simon Vukcevic, saiu Miguel Veloso
66'-Entrou Yannick Djaló, saiu Izmailov
66'-Entrou Purovic, saiu Tonel

Belenenses
Equipa titular
73-Costinha
27-Cândico Costa
16-Hugo Alcântara
13-Rolando
4-Rodrigo Alvim
5-Ruben Amorim
6-Gabriel Gómez
77-Fernando
10-Silas (cap.)
11-Zé Pedro
21-Roncatto

Suplentes
1-Marco Gonçalves
2-Amaral
28-Gonçalo Brandão
33-Devic
22-Rafael Bastos
9-João Paulo Oliveira
14-Mendonça

Substituições
53'-Entrou Marco Gonçalves, saiu Zé Pedro
64'-Entrou Rafael Bastos, saiu Silas
83'-Entrou João Paulo Oliveira, saiu Roncatto

Disciplina
51'-Costinha (V)
54'-Cândido Costa (A)
70'-Gabriel Gómez (A)
71'-Fernando (A)
76'-Rafael Bastos (A)
76'-Simon Vukcevic (A)
77'-Marco Gonçalves (A)
79'-Hugo Alcântara (A)
87'-Romagnoli (A)
90+4'-Yannick Djaló (A)

Golos
1-0, Liedson (80')

Destaques
Sporting
Ronny: Melhor defensivamente, apostou também no seu remate forte de longe, como aos 6, aos 56 minutos.
Vukcevic: Veio dar outro dinamismo ao ataque do Sporting, e, principalmente, ao jogo pelas alas. Foi ele o autor do cruzamento milimétrico e pleno de força a pedir o desvio de Liedson para o único golo do jogo.
Liedson: ...resolve. Aos 15 minutos, depois dum canto de Ronny e de um desvio de Derlei ia inaugurando o marcador, não tivesse chegado atrasado; aos 32 minutos iniciou uma jogada colectiva que ia dando golo, não tivesse Izmailov rematado quase à figura de Costinha; aos 51 minutos teve capital importância no lance que deu o penalty falhado por João Moutinho (onde também esteve presente na recarga), depois de receber um passe de Veloso e, a seguir, combinar com Derlei; aos 82' fez um passe de ruptura para Yannick Djaló que ia marcando por centímetros. Depois, no final, fez passes muito longos em jogadas de contra-ataque, impossibilitando o perigo em pelo menos duas jogadas. Porém, isso não chega para lhe retirar o prémio de melhor jogador desta partida.

Belenenses
Hugo Alcântara: Bola para a área, Hugo Alcântara corta. Só com a entrada de Purovic é que passou a sentir mais dificuldades em manter a supremacia em bolas aéreas.
Ruben Amorim: Esteve bem defensivamente, e ainda apoiou o ataque, tendo mesmo rematado uma bola ao poste da baliza de Stojkovic (43'), naquela que foi a principal jogada de perigo da equipa do Restelo. Foi ainda dele o cruzamento logo no primeiro minuto da segunda-parte para Zé Pedro cabecear por cima.
Fernando: Foi uma correria dum lado para o outro deste médio, que ainda rematou 3 vezes à baliza de Stojkovic (14, 23, 27 minutos).

Equipa de arbitragem
Árbitro principal: Carlos Xistra
Árbitros assistentes: José Lima, Pedro Garcia
4º Árbitro: João Capela

Ajuizou bem no lance do penalty, ajuizou bem na questão da expulsão...mas apitou que se fartou. A lei da vantagem ainda não lhe foi apresentada, e, como tal, parou, pelo menos, dois contra-ataques do Sporting (59 e 76 minuto), tendo até num deles o Simon Vukcevic pegado na bola e atirado-a contra o relvado e, como resultado, recebeu um amarelo bem mostrado, mas que não teria existido se o árbitro conhecesse essa regra. O número de amarelos também foi excessivo, se bem que seja curioso que após o golo do Sporting, mais nenhum jogador do Belenenses recebeu um cartão amarelo, já que alguns dos amarelos recebidos pelos jogadores do Belenenses deveram-se a jogadas em que eles tentavam manter o resultado num nulo. Outro lance que merece destaque passou-se aos 45+3 minutos, no qual Silas cortou a bola do domínio de Romagnoli, e esta dirigiu-se para a grande-área, tendo o Costinha deslocado-se para a agarrar. Tratou-se de um lance em tudo idêntico àquele que decidiu o clássico da última jornada, mas dá a ideia de que houve uma ligeira diferença: um foi contra o Sporting, o outro foi a favor. Ou será que cada árbitro tem o seu manual de regras/leis? Concordo sem dúvida com a decisão de Carlos Xistra, já que se tratou de um corte, e não de um passe para o guarda-redes do Belenenses. No entanto, pasmo-me com as declarações de várias pessoas que na jornada passada concordavam com a decisão do árbitro, e agora já dizem outra coisa relativamente a este lance. No estádio de Alvalade, aonde eu me desloquei, a maioria do público protestou neste lance, mas creio que a maioria dessas pessoas concordou com a decisão do árbitro; ou seja, aqueles protestos eram como que uma manifestação de descontentamento para com a decisão de Pedro Proença (e as suas declarações...) na última semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

vitoria justa, antes vitoria com sorte, o resultado podia ter sido bem diferente