domingo, 23 de setembro de 2007

Sporting vs. Vitória de Setúbal, 2-2


1ª parte dada de avanço

À 5ª jornada, 3ª em casa, o Sporting volta a perder pontos, desta feita pela primeira vez em casa. Depois de ter dado a primeira-parte de avanço, na qual o Sporting sofreu inclusivamente um golo, o Sporting surgiu de outra forma e com outra atitude na segunda-parte. Porém, o Vitória de Setúbal, visto que estava no liderança do marcador, estava muito recuado, e dificultou ao máximo a missão do Sporting...até que o Sporting conseguiu finalmente quebrar a defensiva vitoriana, na marcação de uma grande-penalidade, depois de ter visto algumas tentativas serem anuladas por excelentes defesas de Eduardo (remates de João Moutinho e de Ronny, por exemplo).

Mas o Vitória de Setúbal não se deixou abater, e continuou a apostar no contra-ataque, tendo marcado novamente aos 77 minutos, num lance em que Stojkovic reparte as culpas com o relvado, e ainda com Ronny, que pouco ou nada pressionou Matheus. No Estádio José de Alvalade (e não Alvalade XXI) já ninguém acreditava no empate, muito menos na reviravolta...até que Purovic subiu ao 2º andar e marcou de cabeça.

No final de contas, o resultado acabou por ser justo, dado que, depois de uma 1ª parte muito má, onde o Sporting não rematava, e o Vitória de Setúbal contra-atacava, assistimos a uma 2ª parte melhor, onde o Sporting passou a rematar e a criar jogadas mais perigosas, e o Vitória de Setúbal continuou a contra-atacar com perigo.

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
26-Gladstone
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
21-Farnerud
10-Simon Vukcevic
28-João Moutinho (cap.)
31-Liedson
9-Purovic

Suplentes
1-Rui Patrício
13-Tonel
5-Paredes
7-Izmailov
30-Romagnoli
88-Celsinho
20-Yannick Djaló

Substituições
Intervalo-Entrou Izmailov, saiu Farnerud
Intervalo-Entrou Romagnoli, saiu Gladstone
71'-Entrou Yannick Djaló, saiu Simon Vukcevic

Vitória de Setúbal
Equipa titular
77-Eduardo
14-Janício
4-Robson
15-Auri
17-Jorginho
6-Sandro (cap.)
16-Ricardo Chaves
8-Elias
18-Paulinho
99-Matheus
87-Pitbull

Suplentes
1-Marco Tábuas
3-Hugo
11-Bruno Ribeiro
10-Filipe Gonçalves
19-Leandro
9-Edinho
20-Macaé

Substituições
59'-Entrou Bruno Ribeiro, saiu Paulinho
63'-Entrou Leandro, saiu Pitbull
82'-Entrou Filipe Gonçalves, saiu Ricardo Chaves

Disciplina
63'-Auri (A)
79'-Ricardo Chaves (A)

Golos
0-1, Elias (41')
1-1, João Moutinho (65')
1-2, Matheus (77')
2-2, Purovic (86')

Destaques
Sporting
João Moutinho: Foi dos que mais contribuiu para que o jogo fosse levado para a frente, e dos que mais está indignado com o resultado. Não inventa, faz passes com elevada percentagem de sucesso, defende, e ainda consegue arranjar tempo para rematar. E o capitão já leva dois golos esta época.
Romagnoli: Só entrou na segunda-parte, mas foi notória a melhoria do jogo do Sporting quando esteve em campo. Já todos conhecem os seus passes de ruptura, as suas penetrações pelas defesas contrárias, e foi nisso que Paulo Bento pensou quando o colocou em campo, e ele fez isso e até mais, como aos 55 minutos, em que depois duma dessas jogadas conseguiu ainda obrigar Eduardo a aplicar-se.

Vitória de Setúbal
Eduardo: Foi uma autêntica barreira às investidas do Sporting, defendendo praticamente tudo. Trata-se, a meu ver, de um guarda-redes que reclama uma oportunidade num clube que compita noutras competições, já que no Sporting de Braga teve poucas oportunidades, e já no Beira-Mar tinha mostrado atributos.
Matheus: Mais um jogador emprestado pelo Sporting de Braga, e que também na época passada rodou no Beira-Mar, em destaque. Trata-se de um jogador muito rápido, com um forte remate, muito irrequieto, e que já leva três golos esta época.

Equipa de arbitragem
Árbitro principal: Paulo Baptista
Árbitros assistentes: Luís Tavares e Paulo Carrilho
4º Árbitro: Luís Cansado Reforço

O jogo não foi muito complicado, e os casos foram poucos. Decidiu bem aquando da grande-penalidade sobre Abel, mas decidiu mal quando, ainda na primeira-parte, Gladstone entrou fora de tempo sobre Matheus; fica o benefício da dúvida para o árbitro devido à velocidade com que se desenrolou essa jogada.

Sem comentários: