terça-feira, 2 de outubro de 2007

Dynamo Kyiv vs. Sporting, 1-2

Polga resolve

O Sporting marcou primeiro, o Dynamo Kyiv empatou, e foi então que surgiu o herói improvável: Anderson Corrêa Polga, o tal defesa que Dunga parece recusar-se a convocar para a selecção brasileira, apesar das provas dadas, e o tal defesa que nunca tinha marcado um golo oficial pela sua equipa, o Sporting. No jogo contra o Vitória de Guimarães para a Carlsberg Cup, converteu um penalty, e parece que isso o motivou para fazer algo mais. Neste jogo disputado na Ucrânia, após um cruzamento de Ronny pela esquerda, e após um alívio defeituoso do guarda-redes ucraniano, eis que lá apareceu Polga a resolver um jogo complicado para o Sporting. Felizmente para nós, o Sporting ganhou, mas teve que sofrer um bocadinho, já que Paulo Bento optou por defender o resultado a partir de cerca do minuto 80, tendo reforçado o sector defensivo com Paredes e Gladstone. Antes disso, assistiu-se a um jogo equilibrado, no qual se denotaram algumas fragilidades defensivas na equipa ucraniana, e alguma falta de tranquilidade na defensiva leonina, principalmente após o golo sofrido. 3 pontos já estão garantidos, e espera-se que donde este vieram, venham mais, de modo a termos o maior número possível de equipas nas competições europeias. Pequena nota ainda para o comentador da SportTv, que disse 4 vezes que "o Liedson ainda procura o 1º golo na Champions" ou " Liedson ainda não marcou na Champions". Liedson é avançado, mas não quer isto dizer que ele tenha que marcar em todos os jogos em que entre. Para a UEFA Champions League, Liedson apenas fez 7 jogos (5 o ano passado (não jogou em Milão por acumulação de cartões) e 2 este ano); certamente na BWIN Liga Liedson também passa 7 jogos em branco, o que não quer dizer que não marque (e não seja o melhor marcador).

Na reedição do histórico confronto do ano passado que acabou 7-1, o Manchester United bateu o AS Roma por 1-0, com o golo a ser apontado por Rooney.



Dynamo Kyiv
Equipa titular
1-Shovkovsky
17-Mikhalik
27-Vaschuk (cap.)
32-Gavrancic
4-Ghioane
30-El Kaddouri
37-Yussuf
7-Corrêa
15-Diogo Rincón
25-Milevsky
16-Shatskikh

Suplentes
55-Rybka
81-Markovic
2-Fedorov
14-Rotan
20-Gusev
36-Ninkovic
9-Kléber

Substituições
55'-Entrou Gusev, saiu Ghioane
58'-Entrou Kléber, saiu Milevsky

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
28-João Moutinho (cap.)
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
5-Paredes
21-Farnerud
7-Izmailov
88-Celsinho
9-Purovic

Substituições
68'-Entrou Izmailov, saiu Simon Vukcevic
77'-Entrou Paredes, saiu Romagnoli
90+2'-Entrou Gladstone, saiu Yannick Djaló

Disciplina
21'-Polga (A)
55'-Corrêa (A)
62'-Mikhalik (A)
64'-Vukcevic (A)
84'-Kléber (A)

Golos
0-1, Tonel (14')
1-1, Vaschuk (28')
1-2, Polga (38')

Destaques
Sporting
Stojkovic: Se alguém ainda tinha dúvidas relativamente ao valor deste guarda-redes, penso que estas ficaram desfeitas neste jogo. Um punhado de excelentes defesas devem chegar para calar algumas bocas críticas que só querem destabilizar?
Polga: E ao fim de 163 jogos, chegou o tão merecido golo. Apareceu à entrada da área, e rematou forte e colocado para o fundo das redes. Já merecia um golo, e este surgiu; também já merece uma chamada ao escrete, mas parece que Dunga não está para aí virado.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Bertrand Layec (França)
Árbitros assistentes: Eric Dansault (França) e Christian Thoison (França)
4º Árbitro: Damien Ledentu (França)

Jogo com poucos casos. Podemos dar o benefício da dúvida ao árbitro no lance do primeiro golo do jogo, por Tonel, assim como a algumas decisões menos acertadas, em faltas de pouca importância, sempre para o lado da equipa da casa, como aos 63 minutos, quando admoestou Simon Vukcevic com um amarelo porque este...encolheu a perna de modo a tentar não acertar em Kléber, e o contacto foi inevitável; já o rebolar no chão deste brasileiro é que era evitável.

Sem comentários: