quinta-feira, 11 de outubro de 2007

"Juca" (Júlio Cernadas Pereira)



"Júlio Cernadas Pereira "Juca" nasceu a 13 de Janeiro de 1929, em Lourenço Marques, Moçambique.

Começou a jogar no Sporting de Lourenço Marques, curiosamente na posição de guarda-redes: "parecia ter encontrado o meu lugar mas o treinador, vendo que não tinha defesa central e dispunha de mais guardiões, um deles o Costa Pereira, atirou-me para aquele lugar e o caso é que nunca mais saí da linha média".

Aos 13 anos surgiu outra paixão na área do desporto, o Basquetebol, um amor que só durou três anos, pois acabou por voltar ao futebol. Entrou para o Sporting em 1950, como médio, e quando assinou contrato com os «leões» comentou-se em Lisboa que o Sporting tinha descoberto uma cabeça de ouro, tal era a sua eficácia a jogar de cabeça.

O primeiro jogo de Juca ao serviço do Sporting aconteceu frente ao Lusitano de Vila Real de S
t. António, com vitória por 3-1.

Foi o primeiro jogador a marcar um golo Estádio José Alvalade, a 10 de Junho de 1956, no jogo de inauguração contra o Vasco da Gama, que o Sporting perdeu por 3-2.Acabou a carreira de futebolista em 1958, devido a uma lesão que o afastou prematuramente dos relvados, aos 33 anos de idade. Jogou 300 partidas e marcou 24 golos.

Como jogador ganhou os Campeonatos de 50/51, 51/52, 52/53, 53/54 e 57/58 e a Taça de Portugal de 53/54.

Foi internacional "A" por seis vezes.

Como treinador, Juca ganhou o Campeonato Nacional de 1961/62, tornando-se o mais jovem treinador a ser campeão nacional, com 33 anos de idade, recorde que ainda se mantém. Em 1962/63 ganhou a Taça de Portugal, que permitiu ao Sporting no ano a seguir participar na Taça das Taças, que venceu.

Juca foi seleccionador nacional entre 1977 e 1978 e entre 1980 e 1982, falhando o apuramento para o Campeonato da Europa porque a equipa portuguesa não conseguiu converter um penalty no último jogo. Em 1989 voltou a assumir o cargo de seleccionador, substituindo Artur Jorge. Comandou a Selecção nacional em 40 jogos, só sendo suplantado por Luís Felipe Scolari e António Oliveira.

O ex-presidente do Sporting, Sousa Cintra, lembrar-se-ia de Juca para director técnico do Clube, no início dos anos 90. Quando Carlos Queirós rendeu Robson, em 1994/95, Mário Lino rendeu Juca, que passou então a coordenar o departamento de futebol juvenil do Sporting até 2004.", in www.sporting.pt


Apenas mais uma nota: Juca fez parte da equipa que participou na primeira edição da agora UEFA Champions League: Carlos Gomes; Caldeira e Galaz; Barros, Passos e Juca; Hugo, Vasques, Martins, Travassos e Quim. Na foto acima, referente a esse jogo realizado no dia 4 de Setembro de 1955 no Estádio Nacional, devido às obras de construção do antigo Estádio José Alvalade, Juca é o 1º da linha de cima, a contar do lado esquerdo.

Quando hoje li que Juca já não estava entre nós, senti uma profunda tristeza, apesar de nunca o ter visto jogar nem treinar. Porém, Juca é daqueles nomes que ficam na memória de qualquer pessoa que goste e acompanhe o futebol, e por isso espero que tenha o devido reconhecimento por parte do Sporting.


Curiosamente, na véspera do seu falecimento, tinha lido no "Almanaque do Sporting Clube de Portugal", na zona das personalidades (que, para quem não sabe, é um local no qual estão todos os jogadores, treinadores e presidentes do Sporting até à data da realização do Almanaque (neste caso, até 2004), com o respectivo número total de jogos e de golos), o currículo de vários jogadores....e entre eles o de Juca (como jogador: 178 jogos, 9 golos; como treinador: 159 jogos, 97 vitórias, 26 empates e 33 derrotas), assim como uma breve referência que só aparece quando se está na presença dos principais jogadores do Sporting; e Juca, como não poderia deixar de ser, tem a sua breve nota, na qual podemos ler: "Começou como guarda-redes no Sporting de Lourenço Marques, mas passou para a linha média (autor do primeiro golo no Estádio José Alvalade) e aí continuou até acabar a carreira de forma inesperada, em 1958, devido a uma lesão. Quatro anos volvidos, tornou-se o mais jovem treinador de sempre a vencer o Campeonato Nacional, com 33 anos."


Quando li na véspera, ainda nem sabia da triste notícia; quando soube, e devido ao grande significado que este jogador tem para os sportinguistas, decidi procurar Juca, e cheguei à conclusão que já tinha lido aquilo na véspera. Enfim, as voltas que o mundo dá...


Até sempre campeão!

Sem comentários: