quarta-feira, 31 de outubro de 2007

4ª Eliminatória da Carlsberg Cup - 2ª Mão


Fátima vs. Sporting, 2-3
E o milagre ia-se repetindo. O Fátima esteve perto de eliminar o vice-campeão, isto depois de ter eliminado o campeão português em título. O Sporting entrou em campo disposto a fazer melhor do que nos outros jogos e a mostrar que não está em crise, apenas com azar. Porém, não conseguia penetrar na espessa defesa do Fátima, visto que a equipa da casa fazia o seu trabalho e, como tal, defendia como podia o resultado que tinha conquistado na 1ª mão. Contudo, não deixava de atacar, principalmente através de contra-ataques nas alas por Marinho e por Cícero, ou pelo meio por Saleiro. E na sequência de um livre, conseguiu espantar a defesa do Sporting e adiantar-se no marcador.
O Sporting, claro está, respondeu e passou a atacar com maior intensidade, deixando por vezes a defesa vulnerável, facto este que permitiu a Marinho, num contra-ataque, enviar a bola ao poste de Stojkovic. Minutos depois, num lance de insistência, Miguel Veloso coloca muito bem a bola para a cabeça de Liedson, que não perdoou. Chegava-se assim ao intervalo com uma igualdade no marcador.

No regresso dos balneários, mais uma vez na sequência de um livre (só que desta vez foi um livre fruto de uma falta inexistente), o Fátima voltou a adiantar-se no marcador, por Falardo, num remate colocado rente à relva. Vendo isto, Paulo Bento arriscou e, no final, foi recompensado por esse risco, visto que o segundo golo teve como principais protagonistas os dois jogadores que entraram aos 52': Pereirinha e Purovic. Faltava, porém, um golo ao Sporting para se apurar para a fase seguinte. Num livre, o Fátima voltou a enviar uma bola aos postes de Stojkovic, desta vez por Cícero, isto depois de um outro lance em que Saleiro obrigou Stojkovic a aplicar-se.

À semelhança do que se passou na primeira-parte, também depois de o Fátima enviar uma bola aos postes, Liedson voltou a marcar, aproveitando um desentendimento entre Pedro Duarte e Duarte Machado. Assim sendo, o Sporting conseguiu carimbar a passagem à fase seguinte desta nova taça, sendo que este apuramento premeia o esforço e a preserverança dos jogadores leoninos, que, mesmo estando duas vezes em desvantagem, nunca baixaram os braços.

Fátima
Equipa titular
24-Pedro Duarte
15-Marco Airosa
4-Jorge Teixeira
17-Veríssimo (cap.)
2-Duarte Machado
6-João Fonseca
16-Cícero
21-Falardo
20-Joel
22-Marinho
9-Carlos Saleiro

Suplentes
12-Nuno Ribeiro
13-Bispo
19-Samuel
8-Miguel Xavier
7-Ricardo Jorge
5-Edu Castigo
11-Pedro Moreira

Substituições
85'-Entrou Ricardo Jorge, saiu Joel
87'-Entrou Pedro Moreira, saiu Jorge Teixeira

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
28-João Moutinho (cap.)
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
3-Marian Had
5-Paredes
25-Bruno Pereirinha
7-Izmailov
9-Purovic

Substituições
52'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Ronny
52'-Entrou Purovic, saiu Yannick Djaló
63'-Entrou Izmailov, saiu Simon Vukcevic

Disciplina
34'-Jorge Teixeira (A)
64'-João Moutinho (A)
66'-Purovic (A)
76'-Cícero (A)
79'-Miguel Veloso (A)

Golos
1-0, Carlos Saleiro (15')
1-1, Liedson (35')
2-1, Falardo (50')
2-2, Purovic (64')
2-3, Liedson (83')


Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Olegário Benquerença
Árbitros assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda
4º Árbitro: Cosme Machado

Lá está o hábito de complicar jogos. Para começar, houve um lance em que Liedson remata e a bola embate na mão de um jogador do Fátima. Lance aparentemente casual, não fosse o facto de se ver nas imagens televisivas um curioso movimento do braço do jogador do Fátima, movimento este que impede a bola de lhe bater no peito e voltar a sobrar para Liedson. Temos depois o lance do segundo golo do Fátima, em que Duarte Machado, já perto da linha lateral, dá um toque para o lado e vai em frente contra Abel, não tentando em nada evitar o contacto, bem pelo contrário, já que este jogador viu que tinha dado um toque na bola com muita força e já não a conseguia apanhar. Depois, tivemos um festival de Olegário Benquerença: duas perseguições, uma a Liedson e outra a Purovic, e ainda o amarelo a João Moutinho. Quanto a Liedson e a Purovic, sempre que estes faziam algo duvidoso, lá estava Olegário a marcar falta, como aquelas duas faltas que marcou a Purovic nas quais ele estava a ser notoriamente agarrado, e uma delas até teve direito amarelo para o montenegrino. Também sempre que Liedson pressionava um jogador e este se atirava para o chão, lá vinha mais um apito do Olegário. Por fim, temos o amarelo a João Moutinho, que era perfeitamente evitável, dado que a falta foi perfeitamente normal, e não vimos muitas faltas de Moutinho no decorrer do jogo. Já agora, como é que Marco Airosa acabou o jogo sem um amarelo? Incontável o número de vezes que este jogador utilizou os braços para além do normal, das quais me lembro de duas seguidas na segunda-parte que levaram Olegário Benquerença a avisá-lo; infelizmente, quando foi com João Moutinho já não teve a mesma atitude.




Vitória de Setúbal vs. Benfica, 2-1
E lá foi mais um grande: depois do FC Porto, foi a vez do Benfica ficar por terra nesta nova competição. Depois de ter passado por muitas dificuldades no jogo da primeira mão, o Benfica voltou a passar por um mau bocado, dado que o Vitória de Setúbal não é aquela equipa acessível contra a qual se pode pôr uma segunda equipa a jogar. Deste modo, o Benfica passou o jogo todo a tentar criar jogo e a tentar criar oportunidades de perigo, mas não conseguia. O Vitória de Setúbal, por seu lado, conseguia dominar o jogo e rondar a área encarnada, tendo feito vários remates por intermédio de Cláudio Pitbull e por Matheus, principalmente. Isto até que Paul o Costa "criou" a primeira oportunidade de perigo para o Benfica, em mais um penalty escandaloso, devido a uma suposta falta sobre Bergessio.

E assim, vimos o Benfica a chegar ao intervalo em vantagem, sem que nada o justificasse. Queria isto dizer que o Vitória de Setúbal tinha de fazer algo na segunda-parte, e a entrada do seu jogador talismã, Edinho, veio facilitar a tarefa, já que o Vitória de Setúbal ganhou presença na área e Edinho voltou a facturar. Antes disso, depois de um erro de Zoro, já a equipa do Bonfim tinha marcado por intermédio de Matheus, uma das revelações desta época.

Até ao final, o Benfica ainda dispõs de duas oportunidades, uma por Adu e outra por Edcarlos, mas o Vitória acabou por ganhar com justiça.

Vitória de Setúbal
Equipa titular
77-Eduardo
14-Janício
4-Robson
15-Auri
13-Adalto
8-Elias
6-Sandro (cap.)
16-Ricardo Chaves
18-Paulinho
99-Matheus
87-Cláudio Pitbull

Suplentes
1-Marco Tábuas
3-Hugo
17-Jorginho
10-Filipe Gonçalves
7-Bruno Gama
19-Leandro
9-Edinho

Substituições
Intervalo-Entrou Edinho, saiu Paulinho
80'-Entrou Bruno Gama, saiu Matheus
87'-Entrou Filipe Gonçalves, saiu Cláudio Pitbull

Benfica
Equipa titular
24-Butt
2-Luís Filipe
4-Luisão (cap.)
17-Zoro
11-Miguelito
3-Edcarlos
18-Binya
30-Adu
26-Cristian Rodríguez
20-Di María
19-Bergessio

Suplentes
31-Bruno Costa
15-Díaz
14-Maxi Pereira
25-Nuno Assis
16-Fábio Coentrão
9-Mantorras
27-Yu Dabao

Substituições
64'-Entrou Díaz, saiu Cristian Rodríguez
69'-Entrou Fábio Coentrão, saiu Di María
85'-Entrou Yu Dabao, saiu Adu

Disciplina
20'-Bergessio (A)
37'-Robson (A)
38'-Adalto (A)
42'-Edcarlos (A)
45'-Ricardo Chaves (A)
63'-Butt (A)
64'-Cláudio Pitbull (A)
74'-Fábio Coentrão (A)

Golos
0-1, Adu (45')
1-1, Matheus (67')
2-1, Edinho (82')

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Paulo Costa
Árbitros assistentes: João Santos e Nuno Manso
4º Árbitro: Luís Cansado Reforço

Outros resultados
União de Leiria vs. Penafiel, 1-0 (João Paulo (90+1'))
Beira-Mar vs. Portimonense, 3-1 (Jessé (48'), Vitinha (65'), Roma (79'); Maxi Bevacqua (6'))

Passam à próxima fase
Sporting
Vitória de Setúbal
Beira-Mar
Penafiel

Sem comentários: