sábado, 27 de outubro de 2007

Nacional vs. Sporting, 0-0


Só 20 minutos não chega
O Sporting não está num bom momento, e isso é notório. A falta que Anderson Polga faz também é notória, e as alterações que essa ausência provocam também não são nada benéficas para o futebol do Sporting: Miguel Veloso faz muita falta no sector mais recuado do meio-campo, principalmente na transição defesa-ataque, e isso viu-se quando ele passou a jogar um pouco mais avançado no terreno; Moutinho não está rotinado na posição mais recuada do losango, e, como tal, viu-se claramente que tinha medo de subir em demasia e deixar a defesa desapoiada e, assim, pouco apoiou o ataque; Vukcevic e Izmailov são dois jogadores que têm qualidade inequivocamente mas, no entanto, faltam ainda automatismos que permitam à equipa habituar-se a canalizar mais jogo para as alas, o que fez com que estes dois jogadores passassem ao lado do jogo. E tudo isto devido à falta de Polga! Outro aspecto que também reparei foi uma subida de forma e de confiança de Yannick Djaló, quiçá devido à recente reportagem no jornal "Sporting", na qual vários conhecidos sportinguistas o defenderam e lhe deram ânimo.

No final de contas, o Sporting apenas conseguiu chegar à outra área com perigo nos últimos 20 minutos, curiosamente (ou não) imediatamente a seguir às substituições. E isto tem uma explicação: Miguel Veloso começou a jogar mais à frente (Sporting passou a jogar com três defesas, que eram Abel, Tonel e Ronny); Moutinho passou a ter mais liberdade de movimentos (avançou no losango, ocupando a posição de interior-esquerdo); Bruno Pereirinha passou a ocupar a posição de interior-direito, em detrimento das posições ocupadas por Izmailov e Vukcevic (que eram mais médios-alas); Romagnoli passou a ter mais apoio, com Yannick a seu lado, no apoio aos dois avançados. E numa altura em que o Sporting pressionava a outra equipa, o Nacional podia ter marcado num contra-ataque, não fosse uma enorme defesa de Stojkovic a remate de Edu Sales.

Porém, foi insuficiente, já que o relógio não perdoa (nem Lucílio Baptista, que deu quatro minutos e entre os 87 e os 89 minutos tivemos um jogador do Nacional no chão a receber assistência, e nem permitiu que o canto resultante da defesa de Benaglio a remate de Moutinho fosse marcado). Numa semana, em três competições diferentes, o Sporting acabou por fazer três resultados insuficientes, tendo em conta as aspirações da equipa.

Nacional
Equipa titular

1-Benaglio
2-Patacas (cap.)
4-Ávalos
44-Ricardo Fernandes
49-Igor Pita
6-Cléber
8-Bruno Amaro
23-Juninho
7-Fellype Gabriel
18-Cássio
31-Lipatin

Suplentes
12-Bracalli
33-Felipe Lopes
55-Bruno Basto
66-Pedro Pita
22-Zé Vítor
11-Edu Sales
9-Rodrigo

Substituições
67'-Entrou Rodrigo, saiu Cássio
76'-Entrou Zé Vítor, saiu Lipatin
81'-Entrou Edu Sales, saiu Fellype Gabriel

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
24-Miguel Veloso
3-Marian Had
28-João Moutinho (cap.)
7-Izmailov
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
31-Liedson
20-Yannick Djaló

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
8-Ronny
5-Paredes
25-Bruno Pereirinha
21-Farnerud
9-Purovic

Substituições
Intervalo-Entrou Ronny, saiu Had
66'-Entrou Purovic, saiu Simon Vukcevic
66'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Izmailov

Disciplina
2'-Patacas (A)
44'-Simon Vukcevic (A)

Golos
Nada a assinalar...

Destaques
Nacional
Benaglio: Defendeu, defendeu e defendeu. Sem dúvida, um dos principais responsáveis pelo nulo am termos de golos, dado que na parte final, onde o Sporting carregou, defendeu vários remates, principalmente remates de longe (Abel e João Moutinho).

Sporting
Romagnoli: Muitas vezes, era "El Pipi" contra os outros, e assim não dá. A qualidade técnica estava lá, os passes de ruptura também; o problema é que não havia ninguém para receber esses passes nem para o apoiar nas habituais tabelinhas que ele procura fazer.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Lucílio Baptista
Árbitros assistentes: Venâncio Tomé e Luís Salgado
4º Árbitro: Luís Cansado Reforço

De um modo geral, o árbitro deste encontro esteve bem. Anulou bem um golo ao Nacional (jogador estava efectivamente em fora-de-jogo) e controlou bem o jogo disciplinarmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

adorei o artigo queria o convidar a juntar se ao www.forumsporting.com