domingo, 28 de outubro de 2007

Benfica vs. Marítimo, 2-1


Adu strikes again
O jogo não começou de feição, com um chapéu de Kanu a Quim, mas Ricardo Esteves (ex-Benfica...) ajudou, transformando um cruzamento normalíssimo num penalty que resultou em mais um golo de penalty de Cardozo. Depois, veio a catástrofe: Quim foi expulso quando ainda só tinha passado um terço do jogo, Butt teve de entrar, alterações tácticas tiveram que ser feitas...e ainda havia um penalty a favor do Marítimo. Porém, Butt defendeu o remate de Makukula, que, desta vez com as suas chuteiras (quando jogou e marcou pela selecção tinha as chuteiras de Fernando Meira) e com a braçadeira de capitão, não conseguiu fazer um jogo tão bom como se esperava.

Chegava-se assim ao intervalo com um empate, e com a certeza de que o Marítimo ia fazer tudo para, na segunda-parte, com mais um jogador, conseguir vencer a um dos grandes. Porém, nada disso aconteceu, e o Benfica, apesar da desvantagem numérica, foi a melhor equipa na segunda-parte. Não se consegue entender como é que os jogadores do Marítimo pouco ou nada fizeram neste segundo período de tempo, nem como é que foram os jogadores do Benfica aqueles que tinham sempre mais espaço. Era visível que o Marítimo tinha descido as suas linhas, jogando a linha defensiva e a linha intermédia quase pegadas, e a linha avançada dispersa lá à frente; o que não se percebe é o porquê deste recuo territorial. A provar a falta de ambição do Marítimo e do seu treinador está a entrada de Briguel (defesa lateral) para o lugar de Marcinho, quando no banco havia, por exemplo, Bruno Fogaça. Como consequência desta falta de querer e de vontade de vencer do Marítimo, o Benfica voltou a marcar e a estabelecer o resultado final.

O Marítimo ainda tentou ripostar, mas o tempo era pouco, e se eles realmente queriam fazer algo, então já o deveriam ter feito antes. Sendo assim, o Benfica ascende ao 2º lugar da BWIN Liga.

Benfica
Equipa titular

12-Quim
14-Maxi Pereira
4-Luisão (cap.)
3-Edcarlos
5-Léo
18-Binya
8-Katsouranis
10-Rui Costa
20-Di María
26-Cristian Rodríguez
7-Cardozo

Suplentes
24-Butt
2-Luís Filipe
17-Zoro
11-Miguelito
30-Adu
16-Fábio Coentrão
19-Bergessio

Substituições
31'-Entrou Butt, saiu Edcarlos
Intervalo-Entrou Luís Filipe, saiu Di María
81'-Entrou Adu, saiu Maxi Pereira

Marítimo
Equipa titular

26-Marcos
22-Ricardo Esteves
3-Ediglê (sub-cap.)
4-Van der Linden
6-Evaldo
15-Wênio
13-Olberdam
28-Marcinho
8-Mossoró
7-Kanu
9-Makukula(cap.)

Suplentes
1-Marcelo
21-Briguel
14-Fernando
54-Sidnei
48-Djalma
18-Luís Olim
16-Bruno Fogaça

Substituições
78'-Entrou Djalma, saiu Marcinho
82'-Entrou Briguel, saiu Makukula (passando Ediglê a capitão)

Disciplina
17'-Ricardo Esteves (A)
20'-Wênio (A)
30'-Quim (V)
39'-Binya (A)
76'-Marcinho (A)
83'-Luisão (A)

Golos
0-1, Kanu (9')
1-1, Cardozo (18')
2-1, Adu (87')

Destaques
Benfica
Adu: Depois de ter resolvido os jogos contra o Estrela da Amadora e o Vitória de Setúbal, o americano voltou a resolver mais um jogo. Entrou tarde em campo, mas mesmo assim ainda conseguiu marcar. Tendo em conta que ainda só tinha 8 minutos no principal campeonato português, Adu merece mais oportunidades.
Rui Costa: O verdadeiro motor da equipa. Correu que nem um novato, esteve na jogada do golo de Adu, e foi ele que fez o centro que acabou na mão de Ricardo Esteves e, consequentemente, resultou num penalty e no golo do empate.

Marítimo
Kanu: Marcou um excelente golo (chapéu sobre Quim), sofreu a falta que deu origem ao penalty falhado por Makukula, e correu até acabarem as pilhas.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Pedro Proença
Árbitros assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º Árbitro: Carlos Xistra

Como é que Binya acaba o jogo? Tanto aos 6 como aos 39 minutos, por exemplo, Pedro Proença podia muito bem ter mostrado a cartolina encarnada ao camaronês, mas ficou-se apenas por um amarelo aso 39'. Esteve bem ao assinalar as duas penalidades, uma a favor do Benfica (18') e outra a favor do Marítimo (30'), e esteve igualmente bem ao não assinalar uma suposta falta sobre Léo aos 72', já que se tratou de uma jogada natural, em que há um ligeiro puxar da camisola de Léo e em que este último aproveita para dramatizar uma jogada banal.

Sem comentários: