terça-feira, 23 de outubro de 2007

AS Roma vs. Sporting, 2-1

2º tropeção
O jogo não era fácil, já que estamos a falar da AS Roma e porque o jogo era fora (no Olímpico de Roma). Apesar disso, o Sporting acabou por deixar uma boa imagem. Não fez um grande jogo, o que também era difícil pois do outro lado estava a equipa que ficou em 2º lugar no último Calcio, mas pode-se dizer que o Sporting, tirando os minutos iniciais e os cantos que beneficiavam a equipa romana, dominou o jogo. Porém, este domínio não foi muito frutífero, já que não se traduziu em jogadas de perigo...quanto mais em golos.

Polga fez muita falta à equipa, principalmente nas jogadas aéreas (área em que Miguel Veloso não é tão bom), e também porque obrigou ao recuo de Miguel Veloso e consequente perda de velocidade e agressividade nos lances de contra-ataque lançados por Miguel Veloso. Notou-se também que Izmailov e Simon Vukcevic, quando em jogadas defensivas, estavam a fazer uma defesa à zona, o que permitiu muitas vezes que aparecessem jogadores soltos nas alas (tanto médios como defesas), e estes dois jogadores estivessem mais para o centro, sem cobrirem ninguém.

Como já disse, o Sporting deixou uma boa imagem, e o resultado até podia ter sido outro, não fossem os erros deste árbitro. Falta porém algo lá à frente no Sporting, quiçá Derlei, tanto pela sua experiência, como pelo facto de se ter adaptado muito favoravelmente ao estilo de jogo do Sporting e ter feito uma boa dupla com Liedson.

No outro jogo deste grupo, Cristiano Ronaldo voltou a deixar a sua marca, e o Manchester United ganhou 2-4, com golos de Rincón (34') e Bangoura (78') para o lado do Dynamo Kyiv, e Ferdinand (10'), Rooney (18') e Cristiano Ronaldo (41' e 68' (de penalty)).

Uma última palavra para os comentários deste jogo na RTP1, o "nosso" canal: já sabemos que os comentadores não prestam, mas conseguem disfarçar essa incompetência; o que eles não conseguem disfarçar é uma clubite (pouco) aguda. Acham que estou a exagerar? Então expliquem-me porque é que, nos momentos iniciais, quando Miguel Veloso fez um forte remate de longe tivemos uma reacção como se nada se tratasse (Doni teve de defender para o lado); e quando Mexès, depois de uma confusão na área, apareceu sozinho, rematou e a bola ainda roçou na barra, aí sim, tivémos uma explosão de alegria destes comentadores, que, julgando que o Sporting já estava a perder, soltaram um daqueles gritos que nós só costumamos fazer quando estamos a sofrer pelo nosso clube (ou então contra o nosso adversário)? Não conseguem explicar, pois não? Bem me parecia.

AS Roma
Equipa titular
32-Doni
2-Panucci (sub-cap.)
5-Mexès
4-Juan
22-Tonetto
16-De Rossi
77-Cassetti
14-Giuly
7-Pizarro
30-Mancini
10-Totti (cap.)

Suplentes
1-Curci
21-Ferrari
15-Antunes
3-Cicinho
29-Barusso
33-Brighi
9-Vučinić

Substituições
35'-Entrou Vučinić, saiu Totti (passando Panucci a capitão)
73'-Entrou Brighi, saiu Giuly
87'-Entrou Cicinho, saiu Mancini

Sporting
Equipa titular
16-Tiago
78-Abel
13-Tonel
24-Miguel Veloso
8-Ronny
28-João Moutinho (cap.)
7-Izmailov
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
1-Rui Patrício
26-Gladstone
3-Marian Had
5-Paredes
6-Adrien Silva
88-Celsinho
9-Purovic

Substituições
71'-Entrou Paredes, saiu Simon Vukcevic
77'-Entrou Purovic, saiu Ronny
81'-Entrou Celsinho, saiu Izmailov

Disciplina
44'-Cassetti (A)
46'-Tonel (A)
70'-Vučinić (A)
87'-João Moutinho (A)
90'-Juan (A)

Golos
1-0, Juan (15')
1-1, Liedson (18')
2-1, Vučinić (70')


Destaques
Sporting
Abel: Excepção feita ao lance do segundo golo da AS Roma, Abel teve um excelente desempenho dentro do campo. Além de ter partido dele o cruzamento para o cabeceamento de Liedson no primeiro golo do Sporitng, esteve sempre muito irrequieto, subiu muitas vezes e participou em muitos lances ofensivos. Depois de um nervosismo inicial, onde não conseguia parar Mancini, Abel melhorou e muito, e já foi mais difícil, para Mancini, passar por Abel.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Terje Hauge (Noruega)
Árbitros assistentes: Steinar Holvik (Noruega) e Jan Petter Randen (Noruega)
4º Árbitro: Tommy Skjerven (Noruega)

Udinese vs. Sporting...por acaso lembram-se de um penalty inexistente sobre Iaquinta? Lembram-se quem marcou esse penalty? Pois bem, foi este mesmo árbitro, que segundo alguns é o melhor árbitro europeu depois de Pierluiggi Collina. Além de Collina dever estar bastante insatisfeito com os seus sucessores (julgando por este caso), essas pessoas não devem perceber muito de futebol nem de arbitragem. Como este norueguês gosta muito de italianos, sempre que havia um lance duvidoso, este árbitro decidia sempre a favor dos italianos. No lance do "penalty" sobre Vučinić, nada houve, apenas uma simulação de um jogador da equipa italiana (tal como tinha acontecido aquando do Udinese vs. Sporting no Friuli (sim, porque também houve um penalty duvidoso no Sporting vs. Udinese em Alvalade))...mas o árbitro lá viu sabe-se lá o quê. Depois, temos o lance do segundo golo da AS Roma, que se inicia com uma mão de Mexès (salvo erro) perto da área romana, que poderia dar origem a um livre perigoso, a travar uma jogada do Sporting. Claro que o árbitro não viu, assim como os nosso brilhantes comentadores.

Sem comentários: