sexta-feira, 2 de novembro de 2007

FC Porto vs. Belenenses, 1-1


À 9ª foi de vez

Algum dia teria de ser, e esse dia chegou: o FC Porto perdeu os seus primeiros pontos, curiosamente em casa, e sofrendo o primeiros golo em casa. O Belenenses foi um verdadeiro teste ao FC Porto, o primeiro desde aquele jogo com o Sporting também no Dragão, tendo em conta exclusivamente o nosso campeonato. O FC Porto, com um estilo de jogo que se assemelha ao do Sporting no final da época transacta, voltou a entrar forte, tentando resolver cedo o jogo. Porém, o Belenenses ia travando as tentativas da equipa da casa, através duma estrutura defensiva forte, coesa, atenta, bem colocada tacticamente e...dominante. Assim, o FC Porto voltou a marcar cedo, e mais uma vez na sequência de um lance irregular, já que Postiga estava claramente fora-de-jogo. Esta foi, porém, das poucas (se é que não foi a única) vezes em que o FC Porto rematou a bola e este se dirigiu à baliza contrária, pois o FC Porto, apesar de ter rematado bastante, quase nunca conseguiu direccionar os remates à baliza contrária.
Outro factor importante foi a perda de Lucho González, em virtude de uma lesão, que condicionou e muito o processo ofensivo do FC Porto. Todavia, este factor não foi determinante, pois, já antes da saída de Lucho, o Belenenses vinha defendendo bem e atacando em contra-ataque, e nunca deixava o FC Porto rematar à sua baliza. Visto que a estratégia estava a resultar, Jorge Jesus decidiu e bem continuar a jogar da mesma forma, até que a recompensa merecida viesse. Felizmente para o Belenenses e para o seu treinador, a recompensa veio cedo na segunda-parte. E nesta etapa do jogo, o jogo continuou a desenrolar-se da mesma forma: FC Porto em ataque continuado e a tentar o remate várias vezes, e o Belenenses com uma excelente estrutura defensiva e com um rápido ataque, a priviligear o contra-ataque rápido. Assim sendo, o FC Porto nada conseguiu fazer para contrariar a disciplinada defesa do Belenenses e, como tal, o empate acabou por ser o resultado final e o resultado justo.

FC Porto
Equipa titular

1-Helton
13-Fucile
4-Stepanov
2-Bruno Alves (sub-cap.)
5-Marek Cech
6-Paulo Assunção
16-Raúl Meireles
8-Lucho (cap.)
7-Quaresma
9-Lisandro
23-Hélder Postiga

Suplentes
33-Nuno
3-Pedro Emanuel
15-Lino
18-Bolatti
20-Leandro Lima
17-Tarik
28-Adriano

Substituições
12'-Entrou Leandro Lima, saiu Lucho (passando Bruno Alves a capitão)
61'-Entrou Tarik, saiu Leandro Lima
70'-Entrou Adriano, saiu Hélder Postiga

Belenenses
Equipa titular

73-Costinha
27-Cândido Costa
16-Hugo Alcântara
13-Rolando
4-Rodrigo Alvim
5-Ruben Amorim
6-Gabriel Gómez
11-Zé Pedro
10-Silas (cap.)
7-Weldon
21-Roncatto

Suplentes
1-Marco
28-Gonçalo Brandão
3-Areias
22-Rafael Bastos
20-Hugo Leal
9-João Paulo Oliveira
25-Evandro

Substituições
48'-Entrou Evandro, saiu Silas (passando Zé Pedro a capitão)
77'-Entrou Rafael Bastos, saiu Roncatto
90+4'-Entrou João Paulo Oliveira, saiu Weldon

Disciplina
27'-Rolando (A)
45'-Gabriel Gómez (A)
47'-Silas (A)
58'-Rodrigo Alvim (A)
63'-Tarik (A)
86'-Weldon (A)
90'-Quaresma (A)
90+2'-Costinha (A)

Golos
1-0, Hélder Postiga (21')
1-1, Zé Pedro (50')

Destaques
FC Porto
Lisandro: Fez um jogo à Lisandro, com muita garra, muita corrida, muita procura da bola, alguns remates...mas sem um golo.

Belenenses
Zé Pedro: Se do outro lado não havia um patrão no meio campo em virtude da saída de Lucho, do outro lado havia Zé Pedro. Quando a equipa partia para o ataque, a bola passava sempre pelos seus pés, e foi até do seu pé esquerdo que saiu o toque final na jogada do golo do Belenenses.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Paulo Baptista
Árbitros assistentes: Paulo Carrilho e Vítor Silva
4º Árbitro: Augusto Costa

Para além de ter prejudicado o Belenenses no lance do golo, já que Postiga estava claramente em fora-de-jogo, prejudicou também a equipa do Restelo ao adoptar uma táctica que consistia em amarelar ao máximo os jogadores visitantes; quer isto dizer que o número de cartões amarelos, principalmente para o lado do Belenenses foi um perfeito exagero, tendo em conta que nada de muito grave foi feito pelos jogadores do Belenenses. Já do lado do FC Porto, houve uma entrada de Quaresma de pé em riste sobre Ruben Amorim numa suposta "finta" (já tinha feito tal manobra no jogo contra a União de Leiria este ano) que resultou na marcação de uma falta a favor...do FC Porto. Além disso, houve ainda uma outra jogada em que Quaresma devia ter sido admoestado: devido a um lance que lhe saiu mal, Quaresma deu um soco na bandeirola de canto, retirando-a do sítio (88'); ora, num outro jogo, na celebração de um golo, Lisandro também retirou a bandeirola do seu sítio e recebeu um amarelo, e bem, já que se pode considerar isto como uma conduta anti-desportiva.
Houve ainda mais um fora-de-jogo que não foi assinalado a Postiga aos 47', assim como uma simulação de penalty por Quaresma, sendo que, nesta última, o árbitro esteve bem ao não assinalar.

Sem comentários: