terça-feira, 6 de novembro de 2007

FC Porto vs. Olympique de Marseille, 2-1


Inteligência e sofrimento
À 4ª jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, o FC Porto já é líder do seu grupo. Depois de ter no último jogo ter deixado a clara ideia de que podia muito bem ganhar ao Olympique de Marseille, o FC Porto cumpriu e ganhou aos franceses. Com algum sofrimento é certo, mas isso já faz parte quando se fala da UEFA Champions League.

O FC Porto entrou em campo algo intranquilo e não conseguiu protagonizar o futebol inicial a que nos tem habituado. Passada essa fase, apareceu Tarik a marcar um excelente golo, numa jogada individual em que fintou meia equipa do Olympique de Marseille sozinho. Após a obtenção do golo, o FC Porto passou e sofrer mais pressão por parte da outra equipa, e recuou em demasia no terreno. Como tal, o Olympique de Marseille passou a ter mais espaço ao seu dispor, fruto também da pouca rotina de Marek Cech naquelas posições avançadas do terreno. E assim, através de um excelente cruzamento para a sua cabeça, Niang voltou a facturar contra os dragões.

Com este resultado, o FC Porto voltou a subir as suas linhas a jogar novamente melhor, e o golo acabou por surgir naturalmente aos 78 minutos por parte de Lisandro, depois de, minutos antes, numa jogada em tudo idêntica, ter cabeceado à barra. Deu-se então início a mais uma reacção do Olympique de Marseille, mas o FC Porto passou a estar mais atento na defesa e nada de muito preocupante aconteceu para os lados de Helton.

E assim sendo, o FC Porto passa a ocupar o primeiro lugar do seu grupo, com 8 pontos, mais 1 do que o Olympique de Marseille, mais 4 do que o Liverpool e mais 5 do que o Beşiktaş; isto porque o Liverpool bateu o recorde de maior goleada na UEFA Champions League ao bater o Beşiktaş por 8 bolas a zero, com golos de Crouch (19' e 89'), Benayoun (a figura do jogo, com três golos (32', 53' e 56') e ainda assistências noutros golos), Gerrard (69') e Babel (78' e 81').

FC Porto
Equipa titular
1-Helton
12-Bosingwa
2-Bruno Alves (cap.)
4-Stepanov
13-Fucile
6-Paulo Assunção
5-Cech
16-Raúl Meireles
7-Quaresma
17-Tarik
9-Lisandro

Suplentes
33-Nuno
3-Pedro Emanuel
18-Bolatti
11-Mariano
20-Leandro Lima
23-Hélder Postiga
28-Adriano

Substituições
59'-Entrou Hélder Postiga, saiu Cech
68'-Entrou Bolatti, saiu Raúl Meireles
87'-Entrou Mariano, saiu Tarik

Olympique de Marseille
Equipa titular
30-Mandanda
24-Bonnart
32-Givet
4-Rodriguez
3-Taiwo
17-M'Bami
19-Cana (cap.)
28-Valbuena
29-Ayew
22-Nasri
11-Niang

Suplentes
16-Hamel
15-Zubar
8-Oruma
7-Cheyrou
10-Zenden
13-Arrache
9-Cissé

Substituições
63'-Entrou Cissé, saiu Niang
77'-Entrou Arrache, saiu Ayew
84'-Entrou Cheyrou, saiu M'Bami

Disciplina
90+1'-Helton (A)
90+2'-Fucile (A)


Golos
1-0, Tarik (27')
1-1, Niang (47')
2-1, Lisandro (78')

Destaques
FC Porto
Tarik: Mas que grande golo que o marroquino marcou! Depois de não ter sido titular no último jogo do FC Porto (já com vista a este jogo), Tarik voltou em grande à equipa.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Wolfgang Stark (Alemanha)
Árbitros assistentes: Jan-Hendrik Salver (Alemanha) e Mike Pickel (Alemanha)
4º Árbitro: Marc Seemann (Alemanha)

Ajuizou bem a mioria dos lances, e não teve nenhuma decisão polémica. Esteve muito bem ao não marcar falta quando houve uma queda na área de...Quaresma; já se tornam repetitivas as suas quedas forçadas.

Sem comentários: