quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sporting vs. AS Roma, 2-2

É preciso ter azar...
O Sporting entrou com o pé esquerdo, e saiu com o pé esquerdo deste jogo. Realmente, sofrer um golo logo aos 4 minutos, contra uma equipa como a AS Roma não é nada bom. Felizmente, o Sporting reagiu bem, e o golo acabou por surgir duas vezes, se bem que o primeiro deles tenha sido invalido por uma "falta". No entanto, o Sporting tinha ainda que marcar mais um golo, de modo a conseguir igualar pontualmente a AS Roma.

Paulo Bento colocou então em campo Simon Vukcevic e alterou o esquema táctico para um 4x2x3x1, tal como já havia acontecido no jogo contra a Naval. Um minuto após esta alteração táctica, e após um bela jogada de combinação entre Romagnoli e Izmailov, Liedson bisou e colocou o estádio José Alvalade em delírio. Diga-se de passagem que o Sporting ia fazendo pela vida, isto é, ia apresentando um bom futebol, sempre com grande domínio de bola e sempre sem deixar a AS Roma jogar em posições muito avançadas do terreno. E a diferença de golos até podia ter sido dilatado, com remates de Miguel Veloso e de João Moutinho que passaram um tudo nada ao lado da baliza romana.

Porém, o balde de água gelada caiu sobre os adeptos leoninos quando, a um minuto do fim, a AS Roma marcou num (auto-)golo às três tabelas: Pizarro remata, a bola bate numa primeira instância em João Moutinho, e a ressaltar para a cabeça do infelizardo Polga, traindo Tiago que assim sofreu o segundo golo sem ter feito uma única defesa. Este golo acabou por ser uma tremenda injustiça para o Sporting, já que a AS Roma, vice-campeã de um dos melhores campeonatos por equipas, foi vulgarizada em Alvalade, tendo a equipa de Alvalade feito uma exibição de elevado calibre, da qual merecia mais do que um frustrante e injusto empate.

Eu estive em Alvalade e, sinceramente, não me lembro de uma saída de estádio tão silenciosa, saída esta que quase rivaliza com aquela aquando da final da UEFA Cup contra o CSKA Moscow. Paulo Bento tem que ir à bruxa...

No outro jogo do grupo, o Manchester United carimbou o acesso à próxima fase batendo o Dynamo Kyiv por 4-0, com golos de Piqué (31'), Rooney (37'), Tevez (76') e do inevitável Cristiano Ronaldo (88').

Sporting
Equipa titular
16-Tiago
78-Abel
13-Tonel
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
7-Izmailov
28-João Moutinho (cap.)
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
1-Rui Patrício
26-Gladstone
5-Paredes
21-Farnerud
25-Bruno Pereirinha
10-Simon Vukcevic
9-Purovic

Substituições
63'-Entrou Simon Vukcevic, saiu Yannick Djaló
89'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Izmailov


AS Roma
Equipa titular
32-Doni
3-Cicinho
5-Mexès
4-Juan
77-Cassetti
16-De Rossi (cap.)
20-Perrotta
14-Giuly
7-Pizarro
30-Mancini
9-Vucinic

Suplentes
1-Curci
21-Ferrari
15-Antunes
29-Barusso
33-Brighi
26-Pit
18-Esposito

Substituições
Intervalo-Entrou Ferrari, saiu Mexès
80'-Entrou Esposito, saiu Perrotta
90'-Entrou Brighi, saiu Giuly

Disciplina
29'-Cicinho (A)
44'-Vucinic (A)
58'-Abel (A)
67'-Perrotta (A)
81'-Miguel Veloso (A)


Golos
0-1, Cassetti (4')
1-1, Liedson (22')
2-1, Liedson (64')
2-2, Polga n.p.b. (89')

Destaques
Sporting
Liedson: Mas que grande momento está a atravessar Liedson; nos últimos jogos, só não marcou contra o Nacional. 3 golos na UEFA Champions League chega, sr. Dunga?

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Franck de Bleeckere (Bélgica)
Árbitros assistentes: Peter Hermans (Bélgica) e Alex Verstraeten (Bélgica)
4º Árbitro: Johan Verbist (Bélgica)

Gostava de saber o que é que se passou para que este árbitro belga anula-se este golo ao Sporting?
Esta constante "norma" de defender a equipa teoricamente mais forte (dado que o Sporting foi claramente superior em campo...) já cansa. Terá havido falta de Liedson? Sinceramente, o que eu vi foi uma grande atrapalhação de Doni, que defendeu mal o remate de Abel e, com o nervosismo resultante dessa defesa mal conseguida, do facto de a bola se encaminhar para a baliza, e do facto de ter um jogador adversário por perto (Liedson) se embrulhou com a bola; depois, a bola entrou claramente (até eu da central vi a bola claramente lá dentro...).

Além disso, Vucinic podia ter sido expulso no final do jogo.

Sem comentários: